Gabinete  / Notícia

“Esse é um verdadeiro trabalho de ação social, que eu considero um dos mais importantes projetos para o município”, definiu o Prefeito Paulo Silva em referência ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Especialização e Base Educacional (CEBE), ao assinar o projeto de lei em prol do Programa Jovem Aprendiz em Mogi Mirim, além de celebrar o convênio entre o município e a entidade, em evento realizado na Prefeitura, na quinta-feira (23).

Para entrar em vigor, o projeto de lei (PL) precisa ser aprovado pela Câmara Municipal. Com o apoio dos vereadores, a iniciativa permitirá que adolescentes e jovens com idade de 14 a 24 anos possam trabalhar na administração municipal.

Mas, para que o Jovem Aprendiz possa atuar no serviço público, terá que atender a um requisito essencial: ter concluído ou estar cursando a escola. O objetivo é estimular a inserção do jovem no mercado de trabalho e combater a evasão escolar.

Mesmo inserido no mercado de trabalho com uma carga horária de vinte horas semanais, o aprendiz manterá duas horas diárias de formação no CEBE. “E estou tendo o prazer de realizar isto, a parceria com o CEBE, o que permitirá que cerca de vários jovens consigam garantir o 1º emprego na Prefeitura. Da mesma forma, outras empresas poderão adotar o mesmo sistema”, completou o Prefeito Paulo Silva.

Além de obter uma vaga de trabalho, para o presidente da entidade, José Roberto da Silveira Pedreira, “o salário ajuda sensivelmente na renda da família”. “É um instrumento que favorece a inserção no mundo do trabalho, contribui para a sua formação pessoal e profissional, além de colaborar no orçamento familiar”, definiu.

Além do Prefeito, participaram da cerimônia a Vice-Prefeita Maria Alice Mostardinha; o presidente do Cebe José Roberto da Silveira Pedreira; o Vice-Presidente da Câmara Municipal Geraldo Bertanha acompanhado pelos vereadores Alexandre Cintra, João Victor Gasparini, Luzia Cristina Cortes Nogueira, Marcos Paulo Cegatti e Orivaldo Magalhães. Já os vereadores Dirceu Paulino, Drª. Lucia Tenório, Marcos Antonio Franco, Cinoê Duzo e Mara Choquetta foram representados por seus assessores.

O Chefe de Gabinete Allan Rodrigo Alves e os secretários de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo; de Agricultura e de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio; de Relações Institucionais, Maria Helena S. de Barros e de Finanças, Mauro Zueri também participaram da cerimônia que teve a presença da gerente da secretaria de Assistência Social Cíntia Fantagussi representando a secretária Cristina Puls. A gerente geral da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) Vanda Polettini e gerentes e gestores de RH de diversas empresas instaladas no município também participaram da cerimônia.