Relações Institucionais  / Notícia

Mogi Mirim gerou mais de 2 mil empregos nos mais variados setores nos doze últimos meses. Nesta relação de vagas geradas constam empresas como a ADS Disjuntores (15), Preformax do Brasil (40), Calhas Gasparini (45), além dos centros de distribuição da Ingredion (7) e Supermercados Sempre Vale (60), localizados no Park Log. São destaques ainda nessa nova fase de avanço de empregos as redes GoodBom (350) e Havan (150), além das multinacionais Eaton (200) e Fundição Regali Brasil (80).

O município também receberá investimentos da Cortag Revolution Tools e dos grupos hoteleiros Ibis e Transamerica, além de um Open Mall – conglomerado com cerca de 50 lojas comerciais, rede de cinema e supermercado, que será instalado na zona Oeste, às margens da Rodovia SP-340. Nessa lista também estão supermercados instalados na cidade como o Spasso Sabores (106) e outros que aumentaram o número de colaboradores, como o Lavapés (90).

O mais recente investimento foi a confirmação da instalação da rede Atacadão na cidade, o que irá aquecer ainda mais o mercado de trabalho com 780 novos empregos. A confiança do empresariado na cidade favoreceu o aumento na geração de empregos. Atualmente, Mogi é procurada por investidores e a previsão é bastante otimista para esse ano e, principalmente, para 2021 em relação às ofertas de trabalho. Segundo o chefe de Gabinete, Guto Urbini, esses números apontam para uma nova realidade. “A confiança do empresário voltou na cidade e aumentamos a geração de empregos. Hoje, Mogi é procurada por investidores e a previsão é bastante otimista para esse ano e, principalmente, para 2021 em relação às ofertas de trabalho”, assegurou Guto Urbini.

2017/2020

Mas, para se chegar a esse patamar, a Prefeitura precisou colocar as finanças em ordem. Há três anos, a situação financeira estava deficitária, aponta relatório da Secretaria de Finanças. As contas públicas apontava dívida superior a R$ 21 milhões, devido ao não recolhimento dos valores INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre a folha de pagamento dos servidores municipais, além de débitos com fornecedores, atraso no repasse de valores às entidades assistenciais, valores devidos à Santa Casa e ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) pelo não pagamento das tarifas de água e esgoto.

Com os ajustes necessários, o cenário modificou. Houve o parcelamento das dívidas o que fortaleceu a capacidade de investimento e, principalmente, a obtenção de crédito. O resultado é apontado pelo orçamento crescente. De pouco mais de R$ 364 milhões em 2017, a previsão é que os recursos públicos municipais cheguem ao montante de cerca de R$ 493 milhões em 2020.

Legislação mais moderna

A modernização das leis foi fundamental. Em parceria com a Câmara Municipal, houve a isenção de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) nas etapas de construção civil, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além das taxas de licença. Outra inovação é a extensão dos benefícios ao comércio e aos prestadores de serviços.

De acordo com a Pasta, a medida não afetou as contas do município, já que em contrapartida os investimentos realizados pelas indústrias serão revertidos em arrecadação futura ultrapassando o valor de R$ 8 milhões.

CAGED/PAT

Segundo os dados apresentados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram criados 28.162 empregos entre janeiro de 2017 a dezembro de 2019. No último relatório, referente a dezembro de 2019, o relatório aponta o surgimento de 444 novas vagas de emprego, abrangendo indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) também contribuiu para o aumento das contratações. Em 2019, 435 empregos foram preenchidos através do órgão.