Cultura e Turismo  / Notícia

Durante a Revolução de 1932, Mogi Mirim abrigou as tropas paulistas no bunker às margens do Rio Mogi Mirim, o que acabou por marcar a história do município no cenário nacional. Situado na Rodovia Nagib Chaib, o abrigo subterrâneo está no Bosque das Jabuticabeiras, ambos inaugurados nesta quarta-feira (25) em evento com a participação do trio de cordas da Lyra Mojimiriana.

Denominado de “Luiz Milano Filho”, por iniciativa da vereadora Sônia Módena, em homenagem ao mogimiriano combatente na Revolução de 32, o bunker também foi cenário de locação do filme Karsmênia, que será lançado em breve, pelo autor mogimiriano Rogério Durante.

“É um momento histórico, uma conquista para a cidade, pois é o resgate da história mogimiriana e, agora, acessível a toda a população. Recentemente reinauguramos o Museu Histórico João Teodoro Xavier, e também houve ontem a abertura do Festimm (Festival de Inverno de Mogi Mirim). São atrações que popularizam o turismo no município”, destacou o Prefeito Paulo Silva, ao parabenizar a Secretaria de Cultura e Turismo pela iniciativa.

Para que a população pudesse ter acesso ao abrigo, a restauração contemplou diversos serviços de revitalização interna, bem como melhorias em uma pequena trilha existente na área externa do bosque, onde estão plantadas 32 árvores frutíferas. Os investimentos de aproximadamente R$ 90 mil foram obtidos junto ao governo estadual - possível porque o município de tornou MIT (Município de Interesse Turístico) – e R$ 21 mil disponibilizados pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

Para conhecer o bunker, os interessados precisarão fazer o agendamento na Secretaria de Cultura e Turismo através do telefone (19) 3804-1078, já que as visitas precisarão ter o monitoramento dos bombeiros.

Além do Prefeito Paulo Silva, a cerimônia contou com a participação da presidente da Câmara Municipal Sônia Módena e dos vereadores Luzia Cristina Cortes Nogueira, Mara Choquetta, Alexandre Cintra, Ademir Junior.

Os secretários de Agricultura e de Meio Ambiente Oberdan Quaglio; de Relações Institucionais Maria Helena Scudeler de Barros e de Segurança Pública Luiz Carlos Pinto, bem como o ex-deputado estadual João Caramez, o secretário de Turismo de Mogi Guaçu, Luiz Cláudio Soares de Souza e de Estiva Gerbi, Heitor Dutra também prestigiaram o evento coordenado pelo secretário de Cultura e Turismo Luiz Dalbo junto com o turismólogo Ed Alípio.

O presidente do COMTUR, Sebastião Zoli Junior; o presidente do Sincomercio, Nelson Theodoro Junior e a presidente do Cedoch, Carmem Lúcia Bridi também estiveram presentes na inauguração, além dos filhos do homenageado Hélio Milano e Helena Lúcia Milano acompanhado por familiares.