Meio Ambiente  / Notícia

A necessidade da água e a importância do uso consciente foram abordadas na palestra “Águas Urbanas: Solidariedade e Paz”, ministrada por Renata Furigo, mestre em engenheira civil, Renata Furigo. A iniciativa foi organizada em parceria com a Etec “Pedro Ferreira Alves” e destinada aos alunos do curso de Meio Ambiente em comemoração do Dia Mundial da Água, celebrada nesta sexta-feira (22).

“Desde a nascente, passando pela captação da água, quais os mecanismos de tratamento, tanto da água quanto do esgoto, até a utilização racional foram discutidos com os estudantes. A água é um recurso natural que necessita ser preservado, daí a importância da solidariedade humana que está condicionada a paz entre os povos”, destacou Renata.

Aproximadamente 150 alunos participaram de várias dinâmicas, além de representantes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim) realizarem demonstrações e experimentos da água com a utilização de materiais e utensílios químicos, utilizados no tratamento de água.

APP

Em outra frente alusiva ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Agricultura através de alunos da EMEB “Bráulio José Valentim”, em Martim Francisco, realizam nesta sexta-feira (22), a recuperação do córrego Guatimazinho, afluente do ribeirão Pirapitingui, pertencente a bacia do rio Piracicaba. A ação se efetivará através do plantio de 50 mudas de árvores em uma área de 663 m².

“Preservar essa vegetação ajuda a combater a escassez de água. Sem a mata ciliar, a água da chuva escoa pela superfície, o que impede sua infiltração e armazenamento no lençol freático, consequentemente, reduzem-se as nascentes, os córregos, os riachos e os rios”, explicou o secretário da Pasta, Valdir Biazotto.

Espécies nativas das árvores plantadas

Abiu

05 mudas de cada

Amora preta

Guanandi

Mutambo

Pitanga

Sabão de soldado

Triplares

Sangra d’água

04

Jambolão

11

Total

50