Meio Ambiente  / Notícia

Seguindo uma tendência, cada vez mais comum, de cuidados e de preservação animal, o Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga Amoedo Campos” passará a atuar também como CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). Com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa permitirá, inclusive, a disseminação da educação ambiental em parceria com as unidades de ensino no município por meio de visitas monitoradas.

Para implementar este projeto na prática, a partir de 3 de janeiro, a gestão do Zoológico Municipal estará sob os cuidados da “Associação Mata Ciliar”, de Jundiaí. Com o objetivo de conhecer a ampla infraestrutura do zoo, instalado numa área de aproximadamente 65 mil m², representantes da Mata Ciliar foram recepcionados nesta terça-feira (21) pelo secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio que estava acompanhado por técnicos da Pasta. A presidente da Câmara Municipal Sônia Módena também participou da visita.

“A iniciativa irá viabilizar a modernização do ambiente, assegurando bem-estar aos animais através dos cuidados necessários para a sobrevivência das mais diferentes espécies”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio.

Mediante este planejamento, a associação terá o prazo de 15 dias, a partir da segunda-feira (3), para iniciar a transição dos serviços definidos por meio do chamamento público, espécie de licitação destinada à seleção da prestadora do serviço e já realizado, como a manutenção do espaço; planejar o calendário das visitas monitoradas, tanto para estudantes quanto para a população; e estudar mecanismos para o acolhimento de animais necessitados de cuidados veterinários e o restabelecimento em habitat apropriado. Com investimentos de R$ 25 mil mensais, a parceria será efetivada pelo prazo de um ano, podendo ter renovações sucessivas pelo mesmo período.

A associação já atua nas cidades de Araçatuba e Jaboticabal e, em Mogi Mirim, terá uma equipe composta por cerca de 20 profissionais como veterinários, biólogos, educadores ambientais, tratadores, dentre outros.

Atualmente, o zoológico municipal atende cerca de 60 animais, das mais variadas espécies, como anta, macacos, tartarugas, jacaré, araras, papagaios, ema, jabuti, maritacas, capivara, cobras, dentre outros.

“A gestão do zoo será aprimorada, seguindo estudos ambientais criteriosos, para que o espaço não conte apenas com a exposição pública dos animais, mas ampliar a oferta de serviços, dentre elas, a educação ambiental”, frisou Oberdan.