Assistência Social  / Notícia

Durante quatro dias, a Secretaria de Assistência Social promoveu capacitação para o Conselho Tutelar de Mogi Mirim, estendida a outras áreas importantes na aplicação de políticas públicas destinadas às crianças e aos adolescentes.

A atividade ocorreu de 1º a 4 de fevereiro, de forma virtual (através do Google Meet) e reuniu, além dos conselheiros tutelares da cidade, trabalhadores ligados ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e ao Sistema de Garantia de Direitos. Servidores de outras secretarias municipais também participaram.

“Esta ação foi muito importante e tivemos um retorno bem positivo das pessoas que participaram. Agregar conhecimento nunca é demais e, neste caso, em que tratamos de situações tão delicadas, que envolvem vulneráveis como crianças e adolescentes, é ainda mais importante”, destacou Cristina Puls, Secretária de Assistência Social.

Foto: divulgação

O responsável pela capacitação foi Marcelo Gallo, que tem graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social. Foram abordados temas como o panorama histórico da criança e do adolescente no Brasil, Infância, Adolescência e Direitos humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As atribuições e o papel dos conselhos tutelares e conselhos de direitos também esteve em pauta, bem como a violência contra crianças e adolescentes e a violação de direitos.

Gallo ainda tratou sobre o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), falando a respeito de seus atores, atribuições e papéis, redes de proteção à criança e ao adolescente e a importância de áreas como a Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esporte na aplicação de políticas efetivas para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Na sexta-feira (4), último dia da capacitação, os participantes foram orientados sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo).