Segurança Pública  / Notícia

Os bombeiros municipais iniciaram nesta semana a limpeza do lago principal do Complexo Lavapés, o Zerão. Com previsão de término para a próxima terça-feira, os trabalhos consistem na retirada de vegetação aquática que cobre a superfície do lago.

Conhecidas como alface-d’água ou erva de santa luzia, as plantas são da classe botânica macrófita e podem causar danos aos demais seres vivos do ambiente. Sua proliferação massiva bloqueia a entrada da luz do Sol e consome o oxigênio da água, bem como serve de vetor de reprodução a insetos transmissores de doenças.

Além da retirada dos vegetais, também é feito o recolhimento de lixos despejados no lago, como sacolas, latas e garrafas. Os serviços são executados com auxílio de um bote e cabos coletores.

Um dos principais cartões postais da cidade, o Zerão tem recebido constantes melhorias. Soma-se à limpeza do lago principal o desassoreamento do lago de contenção, roçagem da área verde e pavimentação da pista interna.