Saúde  / Notícia

Dia de conscientização a respeito de uma causa importantíssima. A Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas movimentou, neste domingo (5), o Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, o Zerão, na região da Vila Bianchi. A manifestação foi organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Mogi Mirim, que abrange a Baixa Mogiana.

Além de parceiros, patrocinadores e apoiadores, também integraram a organização as secretarias municipais de Saúde, Esporte Juventude e Lazer, Segurança Pública, Assistência Social, Mobilidade Urbana e Cultura e Turismo, além da Comissão da Mulher da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A iniciativa integrou os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha internacional, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A concentração ocorreu no Campo do Lavapés, onde foram instaladas tendas, com orientações às mulheres sobre como proceder em caso de algum tipo de violência, os telefones e serviços disponíveis pelo Poder Público e pelas forças policiais. As orientações se estenderam a todos que estiveram na manifestação.

Depois, foi realizada a caminhada, que percorreu a Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos no entorno da área do campo, das quadras Três Marias e do Teatro de Arena, com a exibição de faixas e cartazes clamando pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

Foram ainda entregues brindes, doados pelos patrocinadores, como camisetas, máscaras e álcool em gel. Esse material foi trocado por alimentos não perecíveis, que serão encaminhados pela organização ao Banco de Alimentos do município para o devido repasse às famílias em situação de vulnerabilidade.

“Estou emocionada. Este é um evento que já ocorre em outras cidades, que está acontecendo, simultaneamente em outros municípios, mas é a primeira vez aqui em Mogi Mirim. Sem dúvida é um movimento que vai crescer muito e tudo isso aqui hoje é graças às nossas líderes, às integrantes no nosso núcleo e cada parceiro, incluindo a Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, que foi fundamental para que tudo saísse da melhor forma. Gratidão”, frisou Rose Alcântara, uma das líderes do núcleo local do Grupo Mulheres do Brasil.