Educação  / Notícia

A manhã desta terça-feira (26), foi especial. Afinal, após meses de muita luta, foi reinaugurado o Cemaae (Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado) "Rachel Ramazzini Mariotoni". Situado à rua Pedro Simoso, no Bairro da Saúde, o local é responsável por atendimento especializado aos alunos da Rede Municipal de Ensino em idade escolar com deficiências auditiva, visual, intelectual, múltipla e algumas síndromes.

Após anos com problemas graves em sua estrutura, sobretudo no solo, além de danos causados por meses sem manutenção, a partir de 2021 o local recebeu uma ampla reforma, culminando na reinauguração desta terça-feira.

Durante a solenidade, compuseram a mesa o prefeito, Dr. Paulo de Oliveira e Silva; o vereador, Márcio do Boxe; a secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi; a coordenadora de gerência do Cemaae, Nair Dovigo; o secretário de Obras, Mobilidade Urbana e Habitação Popular, Paulo Roberto Tristão; e os empresários Ricardo Lima Braga Santistevam, do Grupo Flor d’Aldeia e Ulisses Girardi, da Visafértil.

Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, familiares da patrona do Cemaae, Rachel Ramazzini Mariotoni, alunos do Cemaae, as servidoras que atuam na unidade, entre outros funcionários da Prefeitura e munícipes em geral. Uma visita à unidade foi aberta após o cerimonial.

Após mais de um ano e seis meses, o retorno das aulas presenciais, em um “Novo Cemaae”, acontecerá já nesta quarta-feira (27), com 30 alunos. Eles frequentarão o local no período contrário ao ensino regular. Em breve, a demanda será ampliada e ainda serão ministradas aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nos formatos adaptado e regular.

Histórico

O Cemaae sofria, há mais de dois anos, com graves problemas estruturais, sobretudo no solo, que chegou a ceder em alguns pontos. Salas foram interditadas e o atendimento presencial foi interrompido totalmente em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Em janeiro de 2021, a unidade foi encontrada pela atual administração com mato alto, calhas entupidas e outros problemas que se somaram à situação estrutural já danificada. Através da coordenadora de gerência do Cemaae, Nair Dovigo, passos foram dados. Com o aval do prefeito Dr. Paulo de Oliveira e Silva, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, entre outras pastas, deu início aos movimentos para a reestruturação do local.

Logo depois, o vereador Márcio do Boxe intermediou com o Grupo Flor d'Aldeia, dos empreendedores Ricardo Lima Braga Santistevan e Yoris Wit, através de um Termo de Compromisso, o investimento que faltava para a reforma. A previsão inicial era de R$ 500 mil, mas foram viabilizados cerca de R$ 750 mil.

Os recursos possibilitaram não apenas a recuperação total do solo, com a troca de todo o piso do prédio, como também melhorias na iluminação, na parte elétrica, pintura, entre outros itens. O piso tátil, danificado, foi trocado e o local, após pouco mais de 120 dias de obras, está em plenas condições de atender os alunos. A empresa Visafértil também contribuiu, disponibilizando funcionários e compostos orgânicos para a formação da horta que será utilizada pelos estudantes.

Inaugurado no dia 19 de agosto de 2014, o Cemaae presta atendimento especializado aos alunos da Rede Municipal de Ensino em idade escolar com deficiências auditiva, visual, intelectual, múltipla e algumas síndromes. O local oferece acompanhamento pedagógico e também ensino de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e Braille. Os alunos recebem ainda transporte público e alimentação no local.