Autarquia - SAAE  / Notícia

Com aproximadamente 70% das obras realizadas, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciará a execução da segunda etapa dos serviços referentes à construção da terceira adutora para captação de água bruta. Nessa nova fase, a tubulação será de ferro fundido e terá o diâmetro de 600 mm – a maior em toda a extensão da obra – e que se estenderá por cerca de 900 metros. Ao final, a extensão total chegará a 5.653 metros, permitindo dobrar o abastecimento de água no município.

Atualmente, a equipe trabalha na abertura de valeta com extensão de até 20 metros ao dia. O motivo é devido ao fato de neste trecho haver muito matacão – uma das espécies de blocos rochosos – e que em escavações mais profundas se torna um impedimento físico de difícil superação.

No trajeto já realizado, cerca de 480 metros são referentes às três travessias aéreas, pois foi necessária a construção da adutora sobre dois córregos e uma grande depressão no terreno. Especificamente nesses casos também foi utilizados tubos em ferro fundido. Nas demais áreas, o produto aplicado é o PVC DeFoFo.

O projeto da obra contempla a canalização desde a Estação de Captação de Água Bruta, na represa do rio Mogi Guaçu, até a ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada no bairro do Morro Vermelho.

“Neste estágio, todos os equipamentos e mão de obra são pertencentes a própria autarquia, o que minimiza os custos envolvidos no processo, viabilizando a otimização do financiamento”, explicou o presidente do SAAE, Rodrigo Sernaglia, durante inspeção dos serviços nesta quinta-feira (10). O investimento é de R$ 4.915.187,30, provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), através de financiamento da CEF (Caixa Econômica Federal). Ao município cabe a contrapartida na ordem de 10% do valor total da obra.