Mobilidade Urbana  / Notícia

A preservação da vida. Esse foi o objetivo do programa de abertura da “Semana da Inclusão e Trânsito: Nós Somos Mobilidade”, iniciada nesta segunda-feira (20). Organizada no Espaço Cidadão, a ação contou com a participação dos bombeiros da Secretaria de Segurança Pública e a equipe da Renovias.

Com direito a um veículo e figurantes como vítimas do acidente, monitoradas pelas equipes de socorro nos atendimentos de urgência e emergência, o atendimento mostrou, na prática, a qualificação dos profissionais envolvidos em situações de risco e todo o aparato disponibilizados pelas forças de segurança municipais para as ocorrências de gravidade.

A dinâmica do simulado tinha como referência o acidente ocorrido num veículo modelo Fiat Uno. Em seu interior, as vítimas não tinham condições de sair do carro.

A partir daí, todo o protocolo de atendimento foi colocado em prática na simulação real, com a chegada de equipes e ambulâncias atuando na segurança da área. Os bombeiros, utilizando a estrutura necessária, seja de caminhões, material e vestimentas atuavam em conjunto com os funcionários da Renovias no socorro às vítimas.

Na ocasião, cada vítima recebia a amparo de equipamentos seguindo uma classificação que sinalizava o potencial de risco à vida, estabelecido no protocolo de classificação do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos de maneira correta.

“Eu achei excelente, pois permite aperfeiçoar o serviço, e mostra à população a estrutura das equipes envolvidas, que estão prontas para atender”, destacou o Prefeito Paulo Silva que presenciou toda a simulação acompanhado pelos vereadores Dirceu Paulino e Luzia Cristina Cortes Nogueira, os secretários de Segurança Pública Luiz Carlos Pinto, de Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Tristão, de Relações Institucionais Maria Helena S. de Barros e de Assistência Social Cristina Puls. A programação da Semana de Inclusão e Mobilidade prossegue no decorrer da semana e será encerrada na sexta-feira (24).