Assistência Social  / Notícia

Cuidar de pessoas. Esta é uma oferta que todos os seres humanos deveriam dar e receber. Porém, nem sempre é assim e os centros de referência de assistência social assumem este papel tão importante em nossa sociedade. Em Mogi Mirim, a Secretaria de Assistência Social desempenha esta função com rigor.

O exemplo está na mais recente inauguração promovida pela Pasta comandada por Leila Feracioli Iazzetta. Desde 1º de julho de 2020, a unidade Jardim Planalto do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está em um endereço próprio. O espaço fica no local do antigo CEMPI (Centro Educacional Municipal de Primeira Infância) do Jardim Planalto, cedido pela Secretaria de Educação. Ou seja, a unidade migra da Rua Sebastião Milano Sobrinho para a Rua Sebastião Vaz.

Com a nova instalação, estão garantidos mais conforto e qualidade no atendimento. “Como gestora da Secretaria de Assistência Social gostaria que a história singular do CRAS Planalto fosse lembrada e que a data de 1º de julho de 2020 ficasse marcada como o dia em que este CRAS ganhou endereço próprio”, frisou Leila.

A posse do local ocorreu em 1º de julho e a entrega das chaves aconteceu no dia 7. A mudança oficial se dará nos próximos dias. Mas, já é certo que esta unidade alcança outro patamar na missão de cuidar de sua gente. “Ocupando sempre espaços inadequados para o desenvolvimento do seu trabalho e levando a população a ser atendida em pequenas salas, sem privacidade e sem condições para um acolhimento mais técnico e humanizado, o CRAS Planalto superou todas as dificuldades pela qualidade do envolvimento dos diversos técnicos e servidores que por lá passaram”.

Agora, a dedicação e o profissionalismo dos servidores da unidade serão somados a uma infraestrutura adequada para que a Assistência Social desempenhe de forma fiel a sua essência. “No CRAS Planalto a percebe, sem dúvida, como a população o reconhece e o toma como referência para a sua vida, recorrendo à equipe para o enfrentamento diário de suas demandas familiares, sociais, financeiras e comunitárias”, enfatizou a secretária.

Leila ainda reforçou que o CRAS é o serviço que mais se aproxima do objetivo legal e em que o contato com a população usuária, de fato, permite a formação de vínculos. No Jardim Planalto, o trabalho nos moldes do centro de referência teve início aproximadamente em maio de 2013. O aumento da demanda e a iminente instalação do Residencial Floresta motivaram o atendimento no local.

O CRAS é um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, em que são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

“A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais”, explicou Leila.

Ao mesmo tempo em que celebra a nova instalação, a secretária ressalta um dos pilares fundamentais para que o cuidado seja promovido: os seres humanos. “Temos profissionais guerreiros e dedicados, homens e mulheres repletos de dinamismo e comprometimento”.

É um trabalho de anos e desafiador que tem agora a história coroada com uma sede nova. Tudo isto para garantir um novo patamar de acolhimento e atendimento aos usuários. “Neste período tão sombrio e cheio de temor pela pandemia mundial que, como coletivo estamos enfrentando, esta data está marcada na história da Assistência Social de Mogi Mirim. A nova sede é um convite a crer, com esperança, que dias melhores virão”, finalizou Leila.