Assistência Social  / Notícia

Uma parceria de sucesso terá um novo capítulo em 2022. Na quarta-feira (22), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura promoveu evento oficial para a assinatura dos termos de colaboração com as OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

Com o intuito de seguir a política de cuidar de pessoas, orientada pelo Prefeito Paulo Silva, 17 entidades firmaram o compromisso com a Municipalidade através de 19 termos de colaboração. Os repasses totalizam R$ 7.344.948,60. De forma direta, 1.017 pessoas serão beneficiadas, além de seus familiares.

A mesa principal foi composta pelo Prefeito Paulo Silva, pela Secretária de Assistência Social Cristina Puls, pelo Vereador Geraldo Bertanha (representando a Câmara Municipal) e pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Telma São Leão.

Estiveram presentes ainda os vereadores, Luzia Cristina Cortês Nogueira, Mara Choquetta, Ademir Junior, Dirceu Paulino, Marcos Paulo Cegatti e João Victor Gasparini. Além, claro, de dirigentes das entidades envolvidas.

Serão repassados montantes em duas modalidades. Para 15 OSCs conveniadas no formato “por Dispensa de Chamamento Público”, que são elas: Associação Jesuino Marcos Maguila (Projeto Maguila), Centro de Especialização e Base Educacional (CEBE), Centro Comunitário BADI, Educandário Nossa Senhora do Carmo, Equipotência – Entidade Filantrópica e Assistencial, Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), Associação de Pais e Amigos do Autista da Baixa Mogiana (Associação Fonte Viva), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa de Repouso Emanuel, Instituto Cel. João Leite, Lar São Francisco de Assis, Sociedade Santo Antônio de Mogi Mirim, Vila Vicentina de Mogi Mirim, Associação Resgate à Vida de Mogi Mirim e Associação Alma Mater.

E também serão destinados recursos para OSCs contratadas através de chamamento público. Nesta lista está o BADI, pelo serviço de Proteção Social ao Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

Bem como à Associação SOS Cristão, que presta o atendimento diário e busca ativa e acolhimento temporário de PSR (Pessoas em Situação de Rua) e o Lar Nova Vida, que atua no acolhimento institucional para crianças e adolescentes – Abrigo. Dentro deste montante ainda será inclusa verba para uma entidade a ser definida através de chamamento público para o serviço de atendimento à domicílio para idosos, PCD (pessoas com deficiência) e suas famílias.

A Prefeitura firma os termos de colaboração a partir da necessidade do município, e os serviços oferecidos pelas OSCs devem ser tipificados e orientados pelas normativas da política nacional de assistência social.

Através destes termos, as entidades são fortalecidas e os serviços já prestados com qualidade e carinho, são potencializados. Durante o ano, a equipe da Assistência Social acompanha com rigor o investimento, sempre com o objetivo de manter o apoio a estas associações tão importantes, como, principalmente, para que o serviço prestado aos usuários seja o melhor possível.