Cerca de 40 servidores municipais participaram na última sexta-feira (27) de uma capacitação da Defesa Civil, na sede do Corpo de Bombeiros. O treinamento teórico e prático teve por objetivo capacitar os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para uma atuação efetiva em casos de desastres, tais como queimadas, tempestades, inundações, entre outras. Esta Coordenadoria é composta por dois servidores de cada Secretaria Municipal e tem por finalidade atuar conjuntamente nas ações de Defesa Civil no Município.
O Prefeito Paulo de Oliveira e Silva fez a abertura do treinamento e destacou a importância deste tipo de capacitação dentro do poder público. “Toda a Prefeitura tem que estar unida para ajudar a Defesa Civil em situações emergenciais. Com pessoal capacitado e ciente das orientações técnicas, os danos são muito menores, principalmente, no que se refere à proteção da nossa população”, comentou.
Durante o período da manhã, os servidores municipais receberam capacitação teórica sobre o papel de cada membro da Defesa Civil em cada tipo de desastre e sobre o conjunto de ações preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar desastres, minimizar seus impactos para a população e a reestabelecer a normalidade social.
No período da tarde, os servidores municipais receberam orientações práticas e “colocaram a mão na massa” em um simulado de combate a focos de incêndio.
“Este tipo de treinamento é essencial para a Defesa Civil. Precisamos de voluntários capacitados para agir e assim reduzir os danos materiais, ambientais e humanos decorrentes de um desastre”, informou o comandante dos bombeiros e coordenador da Defesa Civil, Luiz Roberto Di Martini.
“Nossa meta é assistir a comunidade no menor tempo possível a fim de proteger vidas e reestabelecer a normalidade social”, comentou a guarda civil municipal, Elaine Cristina Navarro.