Saúde  / Notícia

De janeiro a agosto, o município notificou 290 casos de contágio por dengue. Deste total houve a confirmação de 33 ocorrências e 235 apresentaram resultado negativo, além de 22 consideradas inconclusivas. Os dados constam em relatório divulgado pela Vigilância em Saúde, na segunda-feira (10).

Os índices também incluem as referências à zika e à chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. O relato também aponta contágio por febre maculosa, enquanto a febre amarela não apresenta nenhum caso positivo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a operação “Zero Aedes Zero Sujeira” de combate ao Aedes terá prosseguimento. A próxima iniciativa está prevista para o sábado (29). Na atual fase, os estudos estratégicos abrangem a delimitação da área para a operação, além do contingente necessário para as visitas às residências e comércios.

A solicitação da Pasta é que os moradores estejam dispostos a ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, pois com ou sem chuvas, o risco de epidemia é grande. Durante a mega-ação, os agentes farão vistorias, a fim de verificarem se existe foco ou criadouro para o mosquito, além de receber as orientações sobre a doença e quais são as ações de prevenção para evitá-la.

 

Dengue

Chikungunya

Zika

Febre amarela

Febre maculosa

Notificações

290

74

02

02

07

Negativos

235

70

-

02

02

Positivos

033

02

-

-

01

Inconclusivos

022

02

02

-

-

Aguardando resultado

-

-

-

-

04

 

Influenza

Na quinta-feira (6) a Vigilância em Saúde foi notificada quanto ao segundo óbito por contágio com o vírus da gripe. A mulher tinha 57 anos e residia na zona Leste. Ela tinha câncer e a contaminação com o Influenza ocorreu durante o tratamento. No total, o município registrou 47 casos de contágio por gripe.

 

Influenza

Notificações

47

Negativos

39

Positivos

06 (H3N2: 2 / H1N1: 3 / Influenza B:1)

Aguardando resultado

02

Óbitos

02