O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com a Prefeitura Municipal realiza, na próxima quinta-feira (19) no Espaço Cidadão, a partir das 8h30, a 3ª Ação de Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito e Simulado de Múltiplas Vítimas. A simulação mostrará na prática um acidente de trânsito em tempo real, envolvendo um carro, com quatro pessoas, uma moto, ocupada pelo motorista e passageiro, e todas as providências relacionadas ao acolhimento das vítimas, desde a retirada dos veículos até o transporte para os hospitais.
A ação servirá como chamariz para que motoristas e pedestres, além de acompanhar o treinamento, sejam orientados através de banners e conversas sobre a utilização do cinto de segurança e cadeirinha para crianças, direção com atenção redobrada, respeito às normas de trânsito e prudência ao volante visando a diminuição de acidentes.
Durante a ação estarão envolvidos mais de 40 profissionais, entre a Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, autoridades de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, além de alunos do último período do curso de enfermagem da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves.
Como será?
Na simulação, após ser retirados dos veículos, os figurantes serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste, para a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital 22 de Outubro.
“Vamos simular a ocorrência de um acidente no Centro da cidade, que vai envolver, no mínimo, cinco vítimas. A simulação será com o serviço em funcionamento real, ou seja, o Samu e as ambulâncias serão deslocadas em tempo real, como se fosse um acidente de verdade. Duas vítimas serão encaminhadas para a UPA, duas para a Santa Casa, outra para o Hospital 22 de Outubro e outra vítima permanecerá em óbito, como se tivesse morrido no local”, explicou David Zuin, coordenador médico do Samu da Baixa Mogiana.
O objetivo é capacitar os profissionais para uma situação verdadeira de acidente. “É importante porque simula um acontecimento real, quando existir algo nessas proporções já teremos uma equipe treinada, sabemos o que cada serviço irá fazer, como a vítima precisa ser conduzida. Você ganha tempo e agilidade”, observou.
Caso ocorra algum tipo de acidente no momento da simulação as equipes serão deslocadas para o local. “Nenhum serviço terá prejuízo, temos uma estrutura preparada para qualquer situação”, garantiu David.
Semana de Prevenção no Trânsito
A simulação faz parte do calendário da Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25, marcada por uma série de ações de conscientização à população contra a imprudência na direção. A Secretaria de Mobilidade Urbana e o Samu distribuirão, em data a ser definida, na região central, panfletos com dicas de prevenção contra acidentes de trânsito.
Vale lembrar que a Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal, em parceria com as secretarias de Segurança Pública e Educação, já realiza, em Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), palestras relacionadas à segurança no trânsito, também parte da semana nacional.
“Tanto o simulado como as ações da semana nacional servem para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, de um bom comportamento, da direção segura e responsável”, completou o coordenador do Samu.
Números
Coordenador do Samu da Baixa Mogiana, Wagner Tadeu Cezaroni explica que ação busca conscientizar a população a adotar atitudes seguras no trânsito, visando salvar a vida e preservar a integridade física.
Um levantamento do Samu aponta que nos quatro municípios onde existe a cobertura do serviço pela unidade mogimiriana (Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiver Gerbi e Itapira) somente em 2018, foram registrados 1.174 acidentes de trânsito: 694 com motos, 285 colisões, 80 capotamentos e 115 atropelamentos.
Em Mogi Mirim, houve 178 acidentes com motos, 42 colisões, 27 atropelamentos e 11 capotamentos.
Fotos: Secretaria de Relações Institucionais e divulgação