Educação  / Notícia

Com o Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE), recurso gerido pelas unidades escolares e destinado à cobertura de pequenas despesas para a garantia de funcionamento, manutenção, conservação, além de aquisição de material de consumo, a rede pública municipal de Educação adquire bons resultado e garante a evolução na estrutura das unidades escolares.

Mais duas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) são apresentadas, comprovando a mudança e mostrando, na prática, que a utilização transparente e eficiente de recurso púbico propicia melhores condições de trabalho a funcionários e de ensino aos alunos.

Alfredo Bérgamo, o Caic

A EMEB Alfredo Bérgamo, o Caic, localizada no Jardim Europa, zona Leste de Mogi Mirim, celebra os frutos colhidos pelo investimento do recurso em sua estrutura.

A direção da escola promoveu a pintura de todas as portas do piso térreo, dos corredores e também os assentos fixados em frente a uma das portas de entrada. Revestimento foram colocados nos banheiros do piso térreo e do primeiro andar, e o parque infantil recebeu uma ampla reforma, com troca de corrente, madeiramento e pintura dos brinquedos. Outro local contemplado com nova estrutura foi o refeitório.

A sala de informática teve o piso trocado em parte da estrutura, que necessitava de reparos, e com o dinheiro do PAFE somado ao do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), houve a troca do estofamento de todas as cadeiras. A evolução abrange também reparos em forros, compra de novos holofotes e troca de lâmpadas e colocação de pastilhas em três bebedouros, além dos banheiros.

Bráulio Valentim

Na EMEB Bráulio José Valentim, em Martim Francisco, o recurso do PAFE foi empregado em inúmeras melhorias na unidade, de 2018 para cá. Com a verba, as lâmpadas convencionais deram lugar às lâmpadas led, o portão e alambrados foram reformados e houve a reposição de quatro portas de acrílico no armário da cozinha.

A unidade recebeu novos ventiladores e a pintura alcançou a fachada, muros laterais e a parte interna da Unidade I, bem como o fundo da unidade II. Colocação de toldos, troca de torneiras e de um novo letreiro com o nome da escola também fazem parte do pacote de melhorias, que não para por aí.

Todas as salas da unidade I ganharam nova pintura. Um novo balcão foi colocado para o atendimento na secretaria. O recurso promoveu a manutenção e reparos no parque infantil e a troca de portas.

Uma cobertura na lateral do refeitório levou maior comodidade a alunos e funcionários, além de outra proteção instalada na entrada lateral da secretaria. A cozinha da unidade II foi reformada, assim como os banheiros da unidade I e II. A reforma do bebedouro da unidade II completa a lista de benfeitorias.