Gratuitamente, a Prefeitura já realiza cirurgias de castração em animais domésticos. Na quarta-feira (6), o BEA (Bem-Estar Animal) iniciou as operações veterinárias e a meta é beneficiar mais de 175 felinos.
A iniciativa do órgão vinculado a Secretaria de Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira (11) que o número de animais corresponde ao total de inscrições realizadas entre os dias 11 e 25 de janeiro.
Nesta etapa, as operações estão restritas aos gatos, com previsão de serem encerradas na primeira quinzena de março.
“A castração é fundamental sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes impedindo as ninhadas indesejadas, praticando assim, a posse responsável”, explicou o secretário da Pasta, Ivair Biazotto.
A própria equipe veterinária do BEA está responsável pela execução dos trabalhos cirúrgicos.
Cães
A próxima fase de castração será destinada aos cães. De acordo com a programação elaborada pelo órgão, as inscrições deverão ser abertas em meados de março. No entanto, o serviço público gratuito é destinado à população de baixa renda.
No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar documentos pessoais como RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência – o interessado deverá ser morador no município – e declaração de cadastramento em programas sociais como o Bolsa Família, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), dentre outros programas ou comprovantes que os rendimentos sejam de até dois salários mínimos.