Segurança Pública  / Notícia

A tecnologia tem, cada vez mais, auxiliado o poder público em ações estratégicas para uma boa gestão. Na área de segurança, poder contar com sistemas modernos e integrados, que proporcionem eficiência no combate à criminalidade, é uma grande vantagem.

Por isso, 21 cidades da região já estão interligadas por um sistema que monitora as entradas e saídas das cidades, com o objetivo de recuperar veículos furtados e roubados.

Em Mogi Mirim, o Muralha Digital foi implantado no início de 2020, tendo 20 câmeras instaladas em 7 pontos estratégicos de coleta de imagens e dados. O sistema coleta imagens em tempo real e, via satélite, consegue monitorar as entradas e saídas do município, 24 horas por dia.

A Central de Monitoramento do Muralha Digital está instalado na sede da Secretaria de Segurança e tem auxiliado as equipes de segurança na solução de casos de furto e roubo de veículos.

“Veículos com queixa de furto ou roubo junto à Polícia Civil são, automaticamente, inseridos no sistema. Quando um desses veículos passa pelo Muralha Digital, dispara um alarme na Central e também, via aplicativo, nos aparelhos celulares dos encarregados de equipe que estão nas ruas. Desta forma, é possível saber a região que o veículo se encontra e intensificar o patrulhamento na área em busca da localização”, explicou o coordenador de monitoramento, Francisco Carlos Pereira dos Santos.

De janeiro até agora, só em Mogi Mirim, o sistema Muralha Digital já auxiliou as equipes de segurança a recuperar 39 veículos furtados ou roubados, tornando-se assim, um importante aliado no combate à criminalidade.

“É muito importante que a vítima de furto ou roubo de veículo informe imediatamente a Guarda Municipal. Desta forma, conseguimos incluir os dados do veículo no sistema e gerar uma ocorrência que é redistribuída para as 21 cidades que já possuem o Muralha Digital. Assim, se o veículo furtado ou roubado passar por uma das câmeras do sistema, será identificado e possivelmente recuperado em um curto período de tempo”, comentou Pereira.

Para comunicar a Guarda Civil Municipal sobre furto e roubo de veículo, o cidadão pode ligar no telefone 153 ou no 3806-3193.