As estradas rurais continuam como prioridade da Secretaria de Agricultura. Na sexta-feira (18), as equipes concluíram os serviços de manutenção na MMR-236/248. Popularmente conhecidas como “Matão dos Mello” e “Mato Dentro”, as vias formam um dos locais de maior fluxo por serem a ligação entre diversos bairros rurais. A programação dos serviços foram realizadas em diversas fases em uma extensão de aproximadamente 10 km.
Inicialmente houve o nivelamento da terra. De acordo com os técnicos, essa fase é essencial, pois a partir dessa ação as equipes poderão efetivar a operação tapa-buracos. No serviço foram utilizados diversos produtos recicláveis que constituiam uma espécie de mistura de pedregulhos e detritos.
Sem as fissuras nas vias, a Pasta também realizou a limpeza das margens através das podas de árvores e do corte de mato, além da construção de valetas para o escoamento de água pluvial.
“São serviços que requerem um trabalho minucioso, pois cada via apresenta uma determinada situação e, por vezes, exigem mais tempo ou maior quantidade de material, a fim de favorecermos a população que tanto anseia por essas melhorias”, explicou o secretário da Pasta, Valdir Biazotto.
As escolhas seguem critérios técnicos, pois são avaliadas as condições da área para facilitar o fluxo de veículos dos moradores e prestadores de serviços, como transporte escolar e escoamento da produção hortifruti.
Chácaras São Francisco
Paralelamente, também há equipes trabalhando nas Chácaras São Francisco, na região do distrito de Martim Francisco. As atividades contemplam o aplainamento das estradas rurais, além da construção de canaletas para escoar água. “É fundamental, pois permite maior durabilidade da estrada, já que a água, principalmente da chuva, fluirá por uma extensão de delimitada para esse fim específico”, finalizou.
Foto: divulgação