Na segunda-feira (28), a secretária de Educação, Flávia Rossi, iniciou a viagem oficial ao município de Sobral, no Ceará. A iniciativa seguiu recomendação do prefeito Carlos Nelson Bueno. Ele já havia anunciado a decisão quando, acompanhado pelo secretariado, compareceu à Câmara Municipal para apresentação das ações dos 100 primeiros dias de governo.
A menção ao município cearense é pelo fato de que foi a cidade inspiradora do programa de alfabetização federal aplicado em todo o país, atualmente. “Sobral é um modelo que podemos ter como referência, até pelo motivo de querermos melhorar, aperfeiçoar e incrementar a educação municipal. Devemos avançar sempre e a viagem da Flávia colabora com esse nosso desejo”, explicou o prefeito Carlos Nelson.
Sobral adotou um projeto de gestão diferenciado, idealizado na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar, na valorização do professor e na meritocracia. O plano educacional foi bem-sucedido culminando na formatação do o eixo para o projeto federal de ensino.
O diagnóstico é em, pelo menos, três vertentes: capacitação de professores, incentivos fiscais para incrementar o investimento e a escola integral, principalmente na educação infantil.
“Já adotamos modelos similares, mas tudo o que tivermos de conhecimento para aprimorarmos o processo de aprendizagem é fundamental. Estamos realizando um investimento que nos trará resultados surpreendentes”, concluiu a secretária da Pasta, Flávia Rossi.