Serviços Municipais  / Notícia

A forte chuva que atingiu Mogi Mirim no início da noite do último domingo (12) registrou danos em diversos pontos do município, entre inundações fluviais, queda de árvores, problemas em asfalto e um óbito. Forças de segurança, formada por agentes da Defesa Civil, Bombeiros, homens da Guarda Civil Municipal (GCM), além de viaturas das corporações, atuaram das 18h50 às 1h, já desta segunda-feira(13), na limpeza, manutenção e no atendimento às diversas ocorrências.

Houve queda de árvores, com interdição das vias, na Rodovia dos Agricultores e na Rodovia Elzio Mariotoni. As árvores foram removidas durante a madrugada desta segunda-feira pelos Bombeiros. A rua dos Expedicionários e o cruzamento da rua Luiz Gonzaga de Amoedo Campos com a Rua Manoel da Costa Manso foram interditadas parcialmente devido a crateras abertas no asfalto. Os dois locais tiveram que ser interditados pelos Bombeiros.

O Túnel Mário Covas, alça de acesso à zona Leste, e a Rua João Soares de Camargo, na região Central, ficaram alagados. Houve inundação fluvial na Avenida Brasil, em virtude do acúmulo de água no Córrego do Santo Antônio, na Avenida Santo Antônio, nas proximidades do Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, na Rua Luiz Gonzaga de Amoedo Campos e na Rua 7 de Setembro, no Bairro do Aterrado. Todas elas são áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil.

Até o momento, não foram registradas solicitações, tanto nos Bombeiros como na Guarda Civil Municipal, para ocorrências em residências, como destelhamento, alagamento,queda de muros ou árvores.

Estado de Atenção

Nas últimas 72 horas, Mogi Mirim registrou 81,1 milímetros de chuva, o que desencadeia Estado de Atenção da Defesa Civil, de acordo com a Operação Verão idealizada em todo o Estado de São Paulo. Com isso, todas as áreas de risco na cidade serão vistoriadas de maneira permanente pelas forças de segurança até a resolução do problema e a volta do Estado de Observação, que ocorre quando o acumulado de chuva é menor do que 80 milímetros de água nas 72 horas anteriores.

Somente entre o dia 1º e esta segunda-feira (13), segundo a Defesa Civil, Mogi Mirim registrou um acumulado de chuva que chega a 221,3 milímetros, número superior ao visto em janeiro do ano passado, quando o município teve, no mesmo período, 61,1 milímetros de chuvas. Durante todo o mês de janeiro de 2019, a cidade registrou 128,8 milímetros de chuvas, enquanto em 2018, foram 329,2 milímetros. Isso mostra que a quantidade de chuvas de janeiro de 2019 foi superada neste ano, mas ainda é inferior a de 2018. A Defesa Civil informa que os dados estão dentro dos parâmetros históricos para esta época do ano.