Meio Ambiente  / Notícia

Em uma área de 10 mil m², a Prefeitura instalará a mais nova estrutura destinada à reciclagem de materiais, a Unidade de Resíduos Recicláveis (URR), localizada no antigo DSM. A cerimônia de inauguração acontecerá na próxima quarta-feira (5), às 10h.

A partir desta data, a população já poderá destinar os resíduos na rua Ariovaldo Silveira Franco, de segunda a sábado, das 7h às 17h. No local serão recolhidas todas as espécies de papéis, vidros, metais, plásticos, além de óleo de cozinha e embalagens tetrapak, comumente utilizados para a conservação de leite, sucos e achocolatados. O local também será a solução para a destinação correta dos chamados “bagulhos”, dentre os quais, sofás, armários e televisão.

“O objetivo é primeiramente a preservação ambiental através da coleta seletiva de resíduos, seguindo pelas fases de enfardar os produtos e comercializá-los. Esta é a sequência correta e apropriada, daí a importância da conscientização popular quanto a separação correta dos resíduos já a partir da residência e fazer a entrega deles em local apropriado”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Ivair Biazotto.

Para a implantação da primeira URR no município, a Pasta efetivou parceria com a Cooperativa de Trabalho Vida Nova de Mogi Mirim (Coopervida), órgão que ficará responsável pela gestão da unidade, incluindo desde o recolhimento de resíduos até a destinação final, enquanto a Prefeitura viabilizou a aquisição e instalação de maquinários e equipamentos, além da cessão da área e a infraestrutura predial. “Estamos adequando toda a estrutura física para a implantação do programa, fundamental para a garantia de qualidade de vida à população, pois vamos viabilizar o sistema necessário para trabalhar de maneira correta com toda espécie de resíduos”, ressaltou.

O cuidado com o ambiente também resulta em metas estabelecidas pela Pasta. Após seis meses de funcionamento, a URR deverá processar 100 toneladas de resíduos. Atualmente, a cooperação entre Prefeitura e Coopervida resulta no processamento de até 40 toneladas ao mês. “É um passo importantíssimo, pois o município avançará em mais de 50% na capacidade de tratamento de resíduos em apenas um semestre, o que coloca Mogi Mirim em um grau de qualidade na preservação e cuidado ambiental”, acrescentou.

Resíduos que a população deverá entregar na URR

Papel

Vidro

Metal

Plástico

Outros

Papel branco

Embalagem de vidro

Latas de cerveja/refrigerante

Garrafas pet

Óleo de cozinha

Papelão

Garrafas de cerveja

Ferros em geral

Emb. detergente

Embalagens tetrapak (leite/sucos)

Papel misto (revista)

Garrafas de refrigerante

Pregos e parafusos

Emb. água sanitária

 

Cadernos

Copos de vidro

Bateria de carro

Emb. margarina

 

Livros

Litro de aguardente

Chumbo

Copos de plástico

 

URR na zona Norte

Paralelamente, a Secretaria de Meio Ambiente também viabiliza a implantação de mais uma unidade para descarte de resíduos na zona Norte em parceria com a Cooperativa de Trabalho de Beneficiamento de Materiais (Coopermogi). Nesta região, os serviços serão realizados no prédio do antigo Camda.

Semana do meio ambiente

A URR é uma das atividades comemorativas a Semana do Meio Ambiente com programação a partir do próximo domingo (2). Às 8h30, diversas atividades serão realizadas no Horto Florestal, localizado na rua 7 de Setembro, 894, no Jardim Pichatelli.

A programação abrange passeio pela área verde, aula de yoga, workshop, circuito de bikes para crianças, roda de conversa com especialistas em meio ambiente, apresentação da Rádio Sucata e piquenique no bosque da piscina.

Programação de abertura da Semana do Meio Ambiente

Horário

Atividade

8h30

Visita ao Horto (caminhada)

9h00

Aula de Yoga no Pomar das Jabuticabeiras

9h00

Workshop “Como consertar sua bike”, na sede de Horto

9h00

Circuito de bike para crianças (5 a 10 anos)

10h30

Roda de conversa com especialistas em meio ambiente

11h00

Piquenique

Local

Horto Florestal

Endereço

Rua 7 de Setembro, 894, Jd. Pichatelli