Saúde  / Notícia

Em mais uma ação preventiva em prol da saúde pública, Mogi Mirim irá participar da 4ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti em parceria com a EPTV Campinas. A iniciativa envolve dezenas de municípios e no sábado (16) será o Dia D. Em Mogi Mirim, o mutirão será realizado na zona Oeste, das 8h00 às 16h00, nos bairros Sta Cruz, Vila Oceania, Jardim Mello, Vila Eunice, Jardim Califórnia, Jardim Santana I e II, Jardim Saúde, Jardim Aeroclube, Jardim Pissinatti na área delimitada entre a avenida Brasil com as ruas Santa Cruz, Rio de Janeiro, Padre Roque e a rodovia SP-340.

O objetivo é eliminar os possíveis criadouros através das visitas às residências, além do fornecimento de informações para as famílias não favorecerem a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya com a estrutura encampada pelas Pastas municipais.

Ainda em 2018, a Prefeitura instituiu a “Sala de Situação de Arbovirose” e, sob a coordenação da Saúde, todas as Pastas municipais e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) devem propor ações de combate à dengue. No encontro da sexta-feira (8), a Vigilância em Saúde (VS) divulgou que neste ano houve 33 notificações de contágio pela dengue, sendo três casos positivos nas zonas Norte e Sul, - mulher com 59 anos, criança com 10 anos e homem com 46 anos – dos quais, os dois últimos são moradores em condomínios.

A VS alertou que as ações de combate ao mosquito, tanto pessoais quanto em grupo, devem ser adotadas diariamente. Medidas adotadas de maneira isolada, como a nebulização, não surtem o efeito de erradicar o Aedes, já que é necessária a destruição de criadouros para evitar a proliferação do mosquito.

 

Ações que você pode fazer para combater os focos do mosquito

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;

Mantenha a caixa d’água bem fechada;

Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

Lave por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa;

Troque a água de vasos de plantas aquáticas e lave-os com água e sabão uma vez por semana;

Vire todas as garrafas com a boca para baixo e evite que acumule água dentro delas;

Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

Encha de areia os pratos das plantas ou lave-os semanalmente;

Lave semanalmente por dentro os tanques utilizados para guardar água;

Não deixe água acumulada sobre a laje;

Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance dos animais.