A partir de 8 de fevereiro, as aulas na rede pública municipal de ensino serão retomadas de forma remota. A iniciativa também será adotada por Itapira, após decisão conjunta entre os dois municípios.
Na mesma data está prevista a retomada das aulas presenciais, nas escolas estaduais – seguindo recomendação da Secretaria Estadual de Educação – e nas unidades particulares de Mogi Mirim.
As 9 escolas da rede privada deverão, obrigatoriamente, seguir as recomendações do Plano São Paulo instituídas em protocolos sanitários, como a disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras por alunos, professores e funcionários, além de higienização diária do local e carteiras distribuídas de forma a manter o distanciamento entre os estudantes. Contudo, é proibida a realização de atividades que possam gerar aglomeração.
Porém, antes do retorno às aulas, as instituições de ensino precisarão protocolar na Prefeitura de Mogi Mirim um plano contendo os protocolos sanitários para prévia avaliação. Após a avaliação, as escolas passarão por uma inspeção sanitária para garantir o retorno seguro dos alunos.
As medidas relativas à retomada das aulas presenciais na rede privada foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e constam de decreto municipal assinado pelo prefeito Dr. Paulo de Oliveira e Silva. O documento será publicado na edição de quarta-feira (27) do Jornal Oficial de Mogi Mirim, quando passará a ter validade.
Percentual
Mesmo com o retorno às aulas presenciais, as escolas estaduais e privadas, terão de atender apenas parte dos alunos matriculados, a fim de coibir as aglomerações.
Nas fases vermelha, laranja ou amarela do Plano São Paulo, a presença será limitada a até 35% do número de alunos matriculados;
Já na fase verde será admitida a presença de até 70% do número de alunos matriculados.
Até o dia 7 de fevereiro, Mogi Mirim está inserido na Fase 2 (Laranja), conforme divulgado na última sexta-feira (22) pelo governo estadual.
Escolas municipais
Na rede municipal de ensino, mesmo com o retorno do sistema remoto de aulas, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e os Centros de Educação Municipal da Primeira Infância (CEMPIs) reiniciou nesta segunda-feira (25) o atendimento ao público.
- Horário de funcionamento
EMEBs (1º ao 5º ano): das 7h às 18h
EMEBs (6º ao 9º ano): das 7h às 18h30
EMEBs (EJA): das 18h às 22h
CEMPIs: das 7h às 17h
CEMAAE: das 7h às 18h