Verduras, legumes, fruticultura e cortes de suínos, aves e peixes. O variado cardápio de produtos alimentares compôs a safra agrícola municipal que se tornou o prato principal do Dia do Agricultor. A data comemorativa foi celebrada no último sábado (28), em evento na Praça Rui Barbosa, região central do município.
A equipe organizadora e diversos produtores compareceram no local, a fim de repassar informações à população e demonstrar a importância da produção agrícola para o desenvolvimento de Mogi Mirim. “Queremos mostrar a coragem do produtor rural em viabilizar investimentos na agricultura, pois muitas vezes, as pessoas desconhecem o caminho realizado desde o plantio até a compra do produto pelo consumidor final”, destacou o secretário de Agricultura, Valdir Biazotto.
A diversidade da produção alimentar é resultado de trabalho tanto de programas de agricultura familiar – como é o caso da Coopervel (Cooperativa dos Agricultores do Vergel) – quanto da industrialização em larga escala.
Um espaço também foi reservado para a exposição do maquinário, essencial para o sucesso da lavoura. “As máquinas pertencem à Secretaria de Agricultura que fornece todo o apoio ao agricultor e, inclusive, está sendo exposta pela primeira vez, a mais recente aquisição da Prefeitura, que é uma motoniveladora”, enfatizou.
A infraestrutura é disponibilizada principalmente para a manutenção das estradas rurais que, em linha contínua, ultrapassam 500 km de extensão, além do patrulhamento agrícola, do banco de alimentos, as feiras livres dos produtores e o serviço de inspeção municipal.
No decorrer da comemoração houve várias apresentações musicais e a distribuição de diversas espécies de mudas para plantio para a população.