Saúde  / Notícia

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços, diante dos fatos envolvendo casos de Febre Maculosa, esclarece como acontece a transmissão da Febre Maculosa e quais ações estão sendo tomadas para evitar novos casos da doença.

A febre maculosa é mais comum nos meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, no entanto para desenvolver a doença é necessário estar em contato com o carrapato por 3 a 4 horas para que seja possível haver transmissão da bactéria responsável pela doença. Ela não é transmissível de pessoa para pessoa.

A febre maculosa tem cura, mas ao procurar o médico é importante que o paciente comunique que esteve em contato com o carrapato ou áreas de risco da doença. Seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Sinalizado com placas, desde 2.015 a região do Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz” (Zerão) é área de risco de possível transmissão da doença, que acontece através da picada do carrapato-estrela. Importante ressaltar que outras regiões da cidade também são pontos de procriação do carrapato-estrela, que pode ser encontrado também em animais como cavalos, bois e cachorros.

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica recomendam que ao utilizar espaços como gramados, verifique se há a presença de carrapato na pele. Há também a orientação de que seja suspensa temporariamente a atividade de pesca no Lago do Lavapés.

Novas placas com a informação da área de risco serão instaladas nos próximos dias em todo o Complexo. A Secretaria de Meio Ambiente irá realizar a instalação de alambrados no entorno de toda a região, com o intuito de evitar a entrada das capivaras no entorno do lago.

A Secretaria de Saúde já realiza ações de conscientização à população quanto aos cuidados a se tomar para evitar o contágio, como por exemplo distribuição de folhetos educativos nas residências quando surgiu o primeiro caso.

A Vigilância em Saúde de Mogi Mirim tem orientado a Secretaria de Serviços Municipais a deixar a grama do Complexo Lavapés sempre baixa, o que acabou de ser realizado mais uma vez semana passada. Além disso, os serviços de saúde já foram orientados desde o primeiro caso a ficarem atentos quanto aos sintomas iniciais da febre maculosa.

Principais sintomas

Os sintomas de febre maculosa podem ser difíceis de identificar e, por isso, sempre que existe suspeita de estar desenvolvendo a doença é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.

Os sintomas iniciais são febre maculosa podem demorar de 2 dias a 2 semanas para aparecer, sendo os principais:

- Febre acima de 39ºC e calafrios;

- Dor de cabeça intensa;

- Conjuntivite;

- Náuseas e vômitos;

- Diarreia e dor abdominal;

- Dor muscular constante.