Relações Institucionais  / Notícia

Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Mogi Mirim informa que tem acompanhado o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). A cidade possui atualmente (13/03/2020) sete casos suspeitos, de acordo com dados repassados pela Vigilância em Saúde. É importante frisar que Mogi Mirim não registra casos confirmados da doença, contudo, ações estão sendo desencadeadas no sentido de evitar que a contaminação aconteça, dentre elas, a criação de uma Comissão de Contingenciamento formada por profissionais da área da saúde e representantes do Poder Público. Uma das medidas já adotadas por essa comissão é dar início a criação de áreas específicas de isolamento para pacientes com as chamadas síndromes gripais, entre elas, o Covid-19. Serão áreas que estarão inicialmente na Santa Casa de Mogi Mirim e no Hospital 22 de Outubro. Outras áreas também estão sendo estudadas, caso haja aumento da demanda.

Seguindo protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Prefeitura de Mogi Mirim também cancelará eventos públicos em que haja grande aglomeração de pessoas. O primeiro deles será a abertura do JOMM (Jogos Municipais de Mogi Mirim) marcada para esse sábado (14), no Ginásio Wilson Fernandes de Barros. Trata-se de uma medida preventiva, mas que demonstra prudência diante do aumento dos casos do novo corona vírus no país.

A Secretaria da Saúde reafirma que as unidades - tanto do setor público quanto do privado - estão preparadas para orientar pacientes que apresentem os sintomas e fazer a triagem seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A orientação ao público está sendo feita por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia e utilização do álcool em gel, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação.

A Prefeitura de Mogi Mirim está em alerta e determinada a se manter atuante dentro dos seus limites.