Finanças  / Notícia

Os descontos proporcionados pelo PI (Pagamento Incentivado) têm levado os munícipes a comparecer no Setor de Dívida Ativa da Prefeitura. O programa vai até o dia 21 de dezembro e concede 90% de desconto sobre juros e multas para pagamento à vista.

Cerca de 500 pessoas já buscaram informações sobre a quitação dos débitos e muitos tiveram a oportunidade de regularizá-los com descontos atrativos. Segundo a Secretaria de Finanças, o governo municipal tem, atualmente, R$ 235 milhões a receber apenas em débitos ativos.

A procura tem sido grande no setor de dívida ativa e os contribuintes fazem simulações sobre os descontos que terão com a adesão ao PI. Confira alguns exemplos, disponibilizados pela Secretaria de Finanças:

Para quitar uma dívida, de 2015, de R$ 4.000, o contribuinte teria que pagar com o valor corrigido com juros e multa: R$ 6.652,08.

Com a adesão ao PI, incentivo concedido pela lei 6036/2018, o valor total ficaria em R$ 5.067,32. Desconto de quase R$ 1.600,00.

Valor da dívida

Com multas e juros

Valor com adesão ao PI

Total do desconto

R$ 4.000,00

R$ 6.652,08

R$ 5.067,32

R$ 1.584,76

Os valores são significativos para a cidade e não entrariam nos cofres municipais não fosse o programa idealizado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara Municipal, já que o imposto é revertido em melhorias à população.

Os interessados em aderir devem procurar o Setor de Dívida Ativa da Prefeitura, à rua Dr. José Alves, 121, e regularizar seus débitos até 21 de dezembro.

IPTU 2019

Outro desconto importante que pode ser obtido com o Pagamento Incentivado é no IPTU do próximo ano. Quem estiver com as contas em dia com a Prefeitura, ou seja, sem dever nenhum tributo, terá 15% de desconto no pagamento à vista do imposto, e 10% em 2020. São vantagens para quem paga em dia seus compromissos ou se organizou para pagar os valores em atraso.