Meio Ambiente  / Notícia

A Secretaria de Meio Ambiente já inicia a organização de atividades no horto florestal, dentre as quais, a parceria firmada com a Etec “Pedro Ferreira Alves”. Na terça-feira (29) e quarta-feira (30), 34 alunos do curso de Meio Ambiente participaram de aula extraclasse na área ambiental cedida ao município por 30 anos.

No local, distribuídos em quatro grupos, os estudantes fizeram a delimitação de áreas no perímetro de 10 m x 10 m. O objetivo é fazer o reconhecimento da mata, abrangendo desde a serra pilheira – arbustos, folhagem e troncos caídos no chão – até as espécies dossel – as copas mais altas das árvores.

A previsão é que os trabalhos prossigam até meados de setembro, pois ainda serão feitas as atividades estatísticas e laboratoriais supervisionadas pelos professores Alexandro Casteliani e Gleise Santos.

“A cooperação entre o Meio Ambiente e o serviço acadêmico consiste em um levantamento florestal através do mapeamento da área, a fim de conhecer os detalhes das espécies nativas. Na prática, o estudo pode viabilizar a recomposição de áreas degradadas, ou seja, facilitar o reflorestamento de diversos biomas”, destacou Gleise.

Pertencente ao cerrado brasileiro, o espaço localizado no município abrange 1.498.000m², local onde também está situado o Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga de Amoedo Campos” com aproximadamente 5% do espaço total.

“É uma medida positiva, pois é a utilização do espaço para a manutenção em prol da preservação ambiental. A meta é, gradativamente, aumentar as parcerias, bem como estudar mecanismos em que a população esteja inserida em uma programação também benéfica a ela”, concluiu o secretário da Pasta, Ivair Biazotto.