Educação  / Notícia

Integrar educação e cultura através da música. Esta é uma das várias missões do Projeto SER, que oferece atividades a alunos da rede municipal de ensino no contraturno escolar. Uma das atividades é o Projeto de Musicalidade promovido pela Secretaria de Educação e a Lyra Mojimiriana.

Com o respaldo do Prefeito Paulo Silva, a parceria formalizada entre o poder público e o tradicional grupo musical da cidade oferece 600 vagas em sete Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). São atendidos estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com aulas de musicalização.

“A música é uma linguagem universal, sendo assim, possibilita ao ser humano criar, expressar-se, conhecer-se e, até mesmo, transformar a realidade”, pontuou Rosa Eliana Zuliani, diretoria da EMEB “Professora Regina Maria Tucci de Campos, na Santa Cruz, uma das unidades beneficiadas pelo projeto.

O maestro Carlos Lima, um dos entusiastas do trabalho, explica que as aulas ocorrem uma vez por semana em cada uma das escolas participantes e que, até mais que a musicalização, é levada uma experimentação da música aos alunos do Projeto SER.

“O projeto tem contribuído para o fortalecimento do trabalho escolar. Tem colaborado com o empoderamento dessas crianças, o fortalecimento da autoestima. É um projeto muito bonito e que tem esse objetivo, não da formação instrumental em si, mas de introduzir a música dentro do ambiente escolar”.

O músico destaca que já está mais do que provadas as contribuições da música para o ser humano, incluindo o desenvolvimento emocional, cognitivo, de sensibilidade, de percepção. Assim, o projeto de musicalização se torna fundamental para a formação intelectual e de caráter dos envolvidos, incluindo os conceitos de cooperação, de trabalho em grupo. “E isto bate de frente com o mundo de hoje, que é muito individualista. A música faz exatamente o papel de mostrar a importância da coletividade”, frisou o maestro.

Os benefícios não param por aí. A diretoria da EMEB Regina Tucci ainda elenca o fato da música potencializar a aprendizagem cognitiva, oferecer o raciocínio lógico e gerar um fator facilitador para que a criança aprenda a ouvir de maneira ativa e refletida. “E as crianças gostam muito, esperam com alegria e participam ativamente das aulas”. Além do momento de conhecimento, também tem a etapa de apresentação. Como a série promovida no último mês, que abrangeu seis EMEBs.

No dia 27 de outubro, na EMEB “Prof. Dr. Geraldo Philomeno”, no Jardim Bicentenário, no dia 28 de outubro, na EMEB “Prof. Regina Maria Tucci de Campos”, na Santa Cruz, no dia 29 de outubro, na EMEB “Prof. Geraldo Alves Pinheiro”, no Linda Chaib, no 4 de novembro, na EMEB “Prefeito Adib Chaib”, no Jardim Planalto, no dia 11 de novembro, na EMEB “Prof. Ana Isabel da Costa Ferreira”, no Sehac e no dia 18 de novembro, na EMEB “Prof. Bráulio José Valentim”, no distrito de Martim Francisco.

O Projeto Ser atende crianças cujas mães trabalham ou que estão em situação de vulnerabilidade. Além de música, há atividades de artesanato, recreação e artes, buscando o desenvolvimento total das crianças em várias esferas do conhecimento. A oferta é de diversidade de atividades e propostas, trabalhando, essencialmente, para que o estudante seja protagonista de seu conhecimento e que se prepare para o mundo e para ser um cidadão participativo.

“O trabalho de música na escola que ocorre através da Lyra é uma experiência riquíssima que o aluno dificilmente terá em outros ambientes escolares, inclusive na rede privada. O trabalho na rede municipal tem sido feito por uma equipe altamente qualificada e eu, pessoalmente, vejo como um ganho fantástico e vibro com a questão do ensino público. Afinal, venho da época em que o ensino púbico era muito mais forte que o privado e Mogi Mirim dá exemplo nisso”, conclui o maestro Carlos Lima.