A violência contra às mulheres e os jovens foi o tema das rodas de conversa realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e o Projeto ICA em encontros organizados nos dias 27 e 28 de outubro. Chamada de Papo Reto entre Família, a oficina educativa ocorreu no prédio central do ICA e também no Espaço ICA, na Zona Leste.
A ação social teve por objetivo debater as questões que causam conflitos e curiosidades no desenvolvimento dos jovens e no ambiente familiar. Na prática, a proposta foi orientar às famílias sobre as diversas formas de violência vivenciadas pelas mulheres, sejam nos ambientes domésticos ou não, bem como proceder nos pedidos de ajuda.
A palestrante das rodas de conversa, a GCM (Guarda Civil Municipal) Elaine Navarro, que também é a coordenadora da Patrulha Maria da Penha e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, avaliou a oficina como totalmente necessária para nosso município. “Nossa cidade carece desse tipo de trabalho, falar sobre violência contra a mulher é extremamente necessário. A educação começa dentro do ambiente familiar, se estende para o ambiente escolar e também para o terceiro setor, segmento onde o ICA faz um trabalho deslumbrante para o desenvolvimento pessoal dos nossos jovens”, destacou.
Já o Secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto, considera que as rodas de conversa devem ser estendidas para outras instituições. “Nosso trabalho é orientar nossa população, quanto mais gente souber o que é violência contra a mulher, conhecer o trabalho da Patrulha Maria da Penha e de todos os órgãos da Prefeitura, mais vida serão salvas”, concluiu.
Foto: divulgação (ICA)