Educação  / Notícia

Na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura anunciou a reforma do Centro Educacional Municipal de Primeira Infância (CEMPI) Fortunata Bertolazzo Albano, localizada no bairro Santa Cruz, Zona Oeste.

O comunicado foi feito através de coletiva de imprensa, no Salão Vermelho da Estação Educação. A reforma ocorre após acordo entre o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e as empresas Promoval 07 Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda e Promoval SPE 10 Villa Francesa Ltda.

A obra prevê a troca de todo o telhado e das caixas d’água, revisão hidráulica e elétrica, reparo gerais nas salas, pintura interna e externa e ampliação do refeitório para a melhor acomodação das crianças. O valor destinado para a reforma será de R$ 533.500,84 e o prazo para a conclusão é de três meses.

A mesa principal foi composta pelo Prefeito Paulo Silva; pela vereadora Mara Choquetta – representando a Câmara Municipal; pelo presidente do Saae; Paulo Tarso de Souza; pela secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi; pelo secretário de Obras, Habitação Popular e Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Tristão, pela diretora do CEMPI, Marlene de Campos; pelo diretor da Promoval Incorporadora, Nicolai Louis Barbosa Besse e pelo diretor da Pátria Construtora, Emerson Muzi. Os vereadores Luzia Cristina Cortes Nogueira e Dirceu Paulino também participaram da cerimônia.

O CEMPI foi inaugurado em 1990 e sofreu com os desgastes do tempo. As paredes apresentam muitas marcas de infiltração, entre outros problemas que inviabilizam a presença de estudantes e servidores. Com esta urgente necessidade de melhorias, a creche será reformada e através de contrapartida, em um acordo firmado entre o Saae e a empresa de empreendimentos imobiliários.

A incorporadora é responsável pela implantação de dois empreendimentos imobiliários no município, a “Villa Francesa LIS”, na Avenida Pedro Botesi e a “Villa Francesa IRIS”, na Rua Lourenço Franco Campos. Assim, teria a obrigatoriedade, de acordo com as diretrizes fixadas para os empreendimentos, de doar 600 metros de tubulação específica para a execução do reforço da adutora de água tratada na área.

Como o SAAE já alterou todo o sistema de distribuição de água na região, o valor orçado para a tubulação será revertido na reforma do CEMPI, garantindo qualidade, segurança e conforto para os alunos da unidade. O acordo foi oficializado através da Lei n° 6.359, aprovada na Câmara Municipal, publicada no início de outubro e que autoriza o acordo técnico entre a autarquia e a incorporadora, substituindo a obrigação inicial pela obrigação de reformar o prédio da escola, fornecendo material e mão de obra.