Assistência Social  / Notícia

O prefeito Paulo de Oliveira e Silva, a secretária de Assistência Social, Cristina Puls, e o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Tristão deram início na manhã desta segunda-feira, 3, à distribuição dos passes sociais. A primeira entrega foi feita aos moradores do Horto de Vergel.

Já na terça-feira, 4, a segunda entrega de passes sociais foi feita aos moradores do distrito de Martim Francisco, com a presença da Vice-Prefeita Maria Alice Mostardinha, e do Sub-Prefeito Márcio Honório da Silva.

O Programa Passe Social foi idealizado pela atual gestão a fim de garantir a locomoção das famílias mais afetadas, economicamente, pela pandemia. “A pandemia não está causando só doença e morte, mas dificuldades econômicas graves. Então, subsidiar os passes é uma forma de contribuirmos, nesta fase emergencial, com as famílias vulneráveis e pessoas em situação de desemprego”, comentou o Prefeito Paulo Silva.

A secretária de Assistência Social, Cristina Puls, reforçou a proposta de atendimento aos que mais precisam, dentro do CadÚnico, e o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Tristão, falou sobre a visão social desta administração. “Uma administração que pensa só nos ricos não contribui em nada para o bem do povo. Precisamos trabalhar pelo social e é por isso que lutamos, diariamente”, esclareceu Tristão.

A entrega

No Horto de Vergel, 36 famílias serão beneficiadas com o Programa Passe Social. Em Martim Francisco, serão 31 famílias.

Ao receber o cartão das mãos do Prefeito Paulo Silva, a agricultora Márcia Maria de Angelo Gianotto, falou sobre a importância de poder se locomover, sem nenhum custo adicional ao orçamento. “Eu vou pra cidade de duas a três vezes na semana. Então, poder contar com essa ajuda da Prefeitura é muito bom. Assim, sobra dinheiro para comprar um leite, um pão ou algo para o meu neto”, disse.

A agricultora Irani Aparecida Sousa Cardoso também agradeceu por estar sendo beneficiada com o Programa Passe Social. “As coisas no mercado estão muito caras. Então, saber que vou economizar o dinheiro do transporte, já me tranquiliza”, avaliou.

A líder comunitária do Horto de Vergel, Geralvina Ferreira, fez questão de agradecer ao Prefeito e aos secretários municipais pelo esforço de incluir os moradores daquela localidade em um programa social. “Nunca formos lembrados e ninguém nunca recebeu nenhum benefício municipal aqui no bairro. Estamos muito felizes desta Administração olhar de forma diferenciada para o povo do Vergel”, ressaltou Geralvina.

A presidente da cooperativa do Horto de Vergel (Coopervel), Rosene Aparecida Benedito, também avaliou positivamente as ações municipais em relação ao bairro. “Nunca tivemos porta aberta na Prefeitura e agora estamos tendo esta oportunidade. As estradas estão recebendo manutenção, as famílias em dificuldade já receberam cestas básicas e, agora, esse passe social é mais uma ajuda muito bem-vinda”, agradeceu.

“Uma iniciativa maravilhosa, porque minha filha tem quatro filhos. Às vezes as crianças ficam doentes, então, é muito bom pra todos poderem se locomover com economia”, salientou a moradora de Martim Francisco Maria Margarida da Silva.

O programa

A Prefeitura está investindo R$ 375 mil – divididos em três parcelas de R$ 125 mil para subsidiar o Programa Passe Social.

No total, serão distribuídos 26 mil passes urbanos para o acesso ao transporte coletivo, pelo período de três meses. 20 mil passes serão direcionados para as famílias carentes, enquanto os outros 6 mil bilhetes beneficiarão os munícipes desempregados.

Serão carregados 20 créditos por cartão, com recarga automática mensal nos meses de maio, junho e julho. A utilização dos créditos vai depender do uso de cada beneficiado. A partir do recebimento do passe social já é possível iniciar, imediatamente, a utilização.

Foram confeccionados 1300 cartões, sendo 1.100 para o público do Cadastro Único (CadÚnico) com renda de 0 até R$ 178,00 per capta e 200 cartões para a população que está em situação de desemprego.