Finanças  / Notícia

Mais 300 novos empregos e mais recursos para Mogi Mirim. Com investimentos de milhares de reais, a Eaton Corporation criará 200 vagas de trabalho na unidade instalada no município, a partir de janeiro. Responsável pela produção de componentes automobilísticos, a empresa prevê a modernização de maquinários e equipamentos que permitirá a ampliação da linha de produção, daí a necessidade de aumento da mão de obra. O investimento da matriz era disputado por cinco subsidiárias da multinacional, dentre as quais, Valinhos e São José dos Campos. Mogi Mirim se sobressaiu.

Nestas mesmas condições, a Fundição Regali Brasil – produz ferro fundido para a indústria automotiva nacional e internacional – efetivou o crescimento de seu parque tecnológico, gerando 80 novos empregos.

Incentivos

Essas boas notícias mostram a expansão industrial no município. A iniciativa só foi possível devido a modernização da legislação que rege a política do setor no município, promovida pela Prefeitura. Esse é o diagnóstico apresentado pela Secretaria de Finanças na quinta-feira (19).

Para atrair as empresas houve a isenção de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) nas etapas de construção civil, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além das taxas de licença.

De acordo com a Secretaria de Finanças, medida não afetará as finanças do município, já que em contrapartida, os investimentos realizados pelas indústrias serão revertidos em arrecadação futura. Os valores deverão ultrapassar R$ 8 milhões.

Mais segmentos

Outra inovação é que os benefícios também foram estendidos ao comércio e aos prestadores de serviços. Nesta relação estão incluídos os centros de distribuição e de logísticas de serviços e produtos, além de empresas de tecnologia. Anteriormente, a legislação era restrita às indústrias.

A fim de alcançar os mais diversos ramos industriais, comerciais e de prestação de serviços, a Prefeitura viabilizou três opções para a adequação dos projetos das empresas consistindo na instalação de nova unidade, ampliar a área já existente ou expandir a linha de produção através da modernização tecnológica dos equipamentos. Nesses itens se encaixaram os projetos apresentados pelas duas indústrias.

Fiscalização

Os projetos que passarão a ser executados a partir de 2020 terão o monitoramento da Comissão de Incentivos Fiscais que fará o acompanhamento das atividades da empresa. O objetivo é assegurar que as etapas constadas na planta enviada à Prefeitura estejam sendo realizadas.