Autarquia - SAAE  / Notícia

Popularmente conhecidos como “bueiros”, os poços de visita, ou PVs, são instalações feitas em pontos estratégicos, normalmente no meio do asfalto, para dar acesso às redes de serviços subterrâneos, como a rede coletora de esgoto.

Para tornar mais eficiente a manutenção desses serviços, o SAAE possui um mapeamento dos PVs do perímetro urbano do município e, sempre que necessário, realiza a instalação de novas estruturas. O trabalho consiste na abertura de valas de aproximadamente 2 metros, construção da base em cimento e implantação de anéis pré-moldados. Após isso é feito o fechamento da vala e implantação da tampa.

Posteriormente é feito o reparo no asfalto, ficando visível somente o tampão do poço. A manutenção da rede de esgoto se dá por essa abertura sempre que há ocorrências de obstrução ou mesmo para verificar as condições da tubulação. Para trabalhos de desobstrução da rede, a autarquia pode adotar dois procedimentos: em casos mais simples, são utilizadas hastes metálicas com pontas específicas, e para casos mais complexos, se utiliza do sistema de hidrojateamento, tornando o trabalho mais preciso e eficiente.

Diferente dos PVs de esgoto, as bocas-de-lobo instaladas na sarjeta, são para escoamento e manutenção das galerias de água pluvial (de chuva).