Finanças  / Notícia

Cidade preparada para o futuro! Com esse tema, a Prefeitura realizou na noite de quarta-feira (4), o 3º dia de debate popular no Orçamento Participativo. As propostas discutidas serão implementadas no PPA (Plano Plurianual), o que permite serem realizadas no decorrer dos próximos quatro anos.

Em virtude do período de pandemia, a audiência pública do PPA foi feita de forma online através da plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo Facebook da Prefeitura de Mogi Mirim.

Além do secretário de Governo, Massao Hito, integraram o debate, a secretária de Educação, Ana Lucia Peruchi; o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo; o secretário de Obras, Habitação Popular e de Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Tristão e o gerente de Planejamento, Luis Henrique Bueno Cardoso – representando o secretário de Planejamento Urbano, Mário Marangoni Filho.

Governo

A fim de promover o desenvolvimento econômico e garantir empregos e geração de renda, a objetivo é dar apoio à indústria, comércio e serviços. O projeto contempla a industrialização e a instalação de novos parques industriais, além de qualificar a mão de obra através da nova Escola Técnica Municipal Profissionalizante. O apoio aos produtores rurais, bem com os projetos “Incubadora de Empresas”, a “Casa da Juventude” e o Aeroporto Municipal, também integram o plano de ações.

Educação

Com uma estrutura que envolve 22 escolas, 13 creches e o CEMAAE (Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado), a Secretaria de Educação atende cerca de 8.500 alunos. Para atendê-los, foi firmada parceria com a ONG “Parceiros da Educação” para a realização de formação continuada. A Brinquedoteca será reaberta, além novas unidades serem instaladas nas Zonas Leste e Norte. O programa Escola em Tempo Integral será retomado. Um estudo para a implantação de um CEMPI na região do Parque do Estado II já foi iniciado.

Cultura e Turismo

Diversos projetos serão implantados ou retomados, dentre os quais, os Festivais, o Concurso Literário, o Domingo do Samba, o BeM Mogi, o Bar dos Artistas, o Projeto Ampliarte e o Cinema Itinerante, além das exposições temáticas no Centro Cultural, e o Projeto Pontinhos de Cultura.

No turismo, o objetivo é criar o Ecoturismo, bem como a Rota Ferroviária, Rotas Ciclísticas, Rota Gastronômica e da Revolução de 1932, o que irá abranger o Bosque das Jabuticabeiras, onde está instalado o abrigo subterrâneo (bunker). A Casa do Artesão também irá integrar a identidade turística municipal.

Planejamento Urbano

O setor prevê trabalhar na regularização fundiária. O Plano Diretor está sendo revisto, o que permitirá a realização de audiência pública nos próximos meses junto com a população. Um novo georreferenciamento também será realizado no município.

Obras, Habitação Popular e Mobilidade Urbana

O programa municipal de recapeamento e a manutenção de galerias pluviais para evitar enchentes fazem parte do plano de ações emergenciais. No setor de habitação, a Prefeitura deverá lançar um novo loteamento residencial. O Aluguel Social, atualmente, já atende 12 famílias. Para este público, novas residências estão em construção no Jardim Paulista, na Zona Norte.

A próxima reunião online do PPA acontece hoje às 19h, sob o eixo temático “Cidade Saudável e Ativa”.