Agricultura  / Notícia

A Prefeitura, através das secretarias de Saúde e de Agricultura, além de produtores rurais voluntários, realizam no próximo sábado (4) a desinfeção de ruas do município, no intuito de tentar evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

A ação preventiva, mais uma iniciativa adotada pelo Poder Público no combate à doença, será realizada das 16h a 0h em espaços públicos de concentração e movimentação de pessoas, entre eles a região central, no entorno da Santa Casa de Misericórdia e de agências bancárias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Rodoviária Municipal e em áreas utilizadas para feiras do produtor.

A desinfeção segue um cronograma estabelecido pelas Pastas municipais e consiste na aplicação de solução de hipoclorito de sódio por meio de veículos da Secretaria de Agricultura, formada por um tanque pulverizador novo, um trator e um caminhão-pipa estritamente utilizado para transporte de água, conforme preconizado pela legislação sanitária.

Caso seja necessário, a desinfecção será realizada em novas oportunidades no município. A ação tem respaldo de nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 22/2020, datada do último dia 27 de março.

Nela, a agência trata recomendações e alertas sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia do Covid-19, destinado a estados e municípios.

Combate

A Secretaria de Agricultura destaca que, mesmo sem o embasamento técnico e científico de eficácia em aplicações nestas condições, a utilização da solução de hipoclorito de sódio à 1%, produto não tóxico, é feita na desinfecção de pisos, estruturas e materiais diversos, tornando-se mais uma ferramenta de controle no combate a disseminação do vírus.

A escolha pelo horário leva em conta a eficácia do produto, que pode ser otimizada pela ausência de evaporação e insolação e diminuição do trânsito de pessoas e veículos.

Precauções

A norma técnica da Anvisa pede que as equipes responsáveis pela aplicação utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), neste caso, luvas, máscaras, aventais, entre outros, no sentido de preservar a saúde dos profissionais.