Planejamento Urbano  / Notícia

Os órgãos competentes da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim estão acionados desde a noite de ontem (12), para monitorar a situação da forte chuva que atingiu a região. Na manhã desta segunda-feira (13), as secretarias estão em trabalho conjunto numa força-tarefa para realizar ações que amenizem os impactos causados pelas águas.

Somente no domingo, a cidade registrou 66 milímetros de chuva. Durante todo o final de semana, foram 81 milímetros, segundo levantamento da Defesa Civil, o que coloca o município em estado de atenção.

Nesta manhã, no rol de medidas sendo executadas para diminuição das avarias, a Secretaria de Serviços enviou caminhões para as principais vias da cidade para auxiliar na coleta de materiais que vieram a se desprender, atrapalhando e poluindo as vias, como galhos de árvores, pedregulhos e pneus.

É válido ressaltar que o trabalho da Secretaria de Serviços de limpeza dos córregos no fim de 2019 foi fundamental para que não houvesse transbordamentos, evitando assim, problemas maiores à população. Para notificações, o telefone da Secretaria de Serviços é 3805-2712.

Eventuais danos ao asfalto da cidade são inevitáveis pela força da chuva, contudo, a Secretaria de Obras já analisa as situações mais críticas. Houve problemas em galerias pelo fluxo de água, e um dos pontos mais atingidos e que já há funcionários realizando atividades é na Rua Amábile Guarnieri. Para notificações, o telefone da Secretaria de Obras é 3804-1800.

O SAAE, por sua vez, mapeia pontos em que houve descolamento do asfalto em decorrência do impacto para futuras correções. A autarquia notifica também que houve problemas pontuais de retorno de esgoto e que já está em contato com as famílias prejudicadas para acordos de ressarcimento. Deficiências no abastecimento de água foram notadas no bairro Paraíso da Cachoeira, mas a direção da autarquia alerta que a situação está normalizada. Para notificações, o telefone do SAAE é 3805-2132.

Estragos nas estradas rurais são acompanhados pela Secretaria de Agricultura. Carros da Pasta municipal fazem nesta manhã vistorias por todo o setor rural do município para identificar pontos de obstrução e definir os locais para colocação das máquinas a fim de liberar passagem. Para notificações, o telefone da Secretaria de Agricultura é 3804-1800.

A Secretaria de Meio Ambiente monitora as árvores danificadas, que tiveram queda de galhos, obstruindo as vias públicas e que oferecem riscos à população, indo aos locais para o corte das áreas problemáticas. Para notificações, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é 3806-6050.

Defesa Civil
Toda a questão envolvendo a forte chuva desse final de semana é acompanhada diretamente pela Defesa Civil, que ressalta à população medidas de proteção a serem tomadas em caso de novas chuvas, como não ficar embaixo de árvores, procurar abrigos em locais fechados e seguros, precaução ao dirigir e, principalmente, não se arriscar a atravessar pontos de alagamento.

Para notificar os Bombeiros diretamente em Mogi Mirim sobre problemas encontrados e solicitações de apoio ou informação, recomenda-se que se ligue para o número 3862-9474, disponível 24 horas. O 193 também é outro canal de comunicação.

A Prefeitura de Mogi Mirim atua para oferecer apoio a toda população nesse momento que exige trabalho e comprometimento dos munícipes, reforçando que está à disposição dos moradores.