Relações Institucionais  / Notícia

Uma agenda à altura de sua história. A Prefeitura organizará diversos eventos em um calendário de festejos alusivos aos 250 anos de Mogi Mirim, celebrados no dia 22 de outubro, com 23 eventos relacionados à data histórica, que se iniciam nesta terça-feira (1) e seguem até 29 de outubro.

Toda a programação foi estruturada pela comissão organizadora dos festejos, formada por secretários municipais, empresários, representantes da Cultura e da sociedade em geral. Neste período, a população poderá conferir atrações culturais que vão desde a mostra de artes, cinema, feira de livros e apresentações de dança e música até grandes shows.

Mais uma vez, a parceria com o empresário Fabio Gouvêia, diretor da OG Comunicação, viabiliza a realização do Band Farra Fest. Ao longo de quatro dias, nomes como Marcos e Belutti, Lucas Lucco, Melim, Os Travessos e João Neto e Frederico se apresentarão em uma área exclusiva para o evento montada na Antiga Estação Mogiana, ao lado do Espaço Cidadão.

Serão dois dias com cobrança de ingresso, no sábado e domingo, 19 e 20 de outubro, e dois com entrada franca, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível. Na segunda-feira (21) e na terça-feira (22).

Calendário

Nesta terça-feira, às 20h, o Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva será palco da abertura oficial da “Mostra de Artes 250 anos”. A atração será Sandra Kussonoki Danças e Terapias. A exposição fica aberta ao público até 30 de outubro.

Na sexta-feira (4) a Praça Floriano Peixoto – o Jardim Velho – recebe mais uma edição da “Feira do Livro”, a partir das 10h. A feira ficará aberta até 5 de novembro.

O Projeto “Coreto Vivo”, parte do calendário cultural da cidade, terá três edições especiais, na praça Rui Barbosa. Nos sábados dias 5, 12 e 19 de outubro, a partir das 10h. No dia 12 o evento faz alusão ao Dia da Criança, com a participação da Orquestrinha da Banda Lyra Mojimiriana. No mesmo dia, no Zoológico Municipal haverá uma comemoração também destinada ao público infantil. No dia 26 de outubro o projeto conta com um dia dedicado à leitura, no batizado Espaço Leitura no Coreto.

No domingo (6), haverá mais uma edição especial, esta dedicada à música, com o “Domingo do Samba 250 anos”. O grupo Entre Amigos e RixXxa da Portela, figura icônica do samba do Rio de Janeiro, anima o público a partir das 11h, no Teatro de Arena.

Dois dias depois, em 8 de outubro, às 19h, o Centro Cultural abriga a exibição de filmes gratuitos relacionados a Mogi Mirim, no lançamento da “Mostra Especial de Cinema”. A abertura será com o filme Chumbo Quente, em projeto viabilizado pelo Programa Ponto Mis, voltado para a formação e divisão cultural em todo o Estado. A mostra segue no dia 16, com o filme Fuscão Preto e no dia 29, quando o filme Filho Adotivo será apresentado ao público.

A música segue no “Bem Mogi”, no domingo (13), também no Teatro de Arena, a partir das 11h30. No palco, o sambista Tuia, o cantor Guarabyra e a cantora Ana Vilela, do hit “Trem Bala”.

As oficinas Ponto Mis retornam no dia 16 de outubro, com “O Documentário em Vídeo Digital”, de Lucas Gervilla, no Teatro de Arena, das 13h às 17h. No dia 18, a Praça Rui Barbosa sedia a abertura da Feira de Artesanato, às 10h. Os trabalhos ficarão à mostra até o dia 22.

Na mesma data, na sede social do Clube Mogiano, às 19h, a Câmara Municipal entrega as medalhas João Theodoro a figuras de destaque da sociedade mogimiriana.

Especial

No final de semana que antecede o 22 de outubro, a programação especial. Na fonte da Praça Rui Barbosa, a secretaria de Cultura promove a “Zumba 250 anos”, a partir das 9h. Mais tarde, às 19h, a Matriz de São José abriga uma missa solene em alusão ao aniversário da cidade.

Na sequência, um “Vídeo Maping dos 250 anos”, com projeção de imagens na fachada da igreja apresenta momentos marcantes da história de Mogi Mirim, junto à exibição da Orquestra da Banda Lyra Mojimiriana.

O “Rock Mogi 250 anos”, no Teatro de Arena, em 26 de outubro, às 14h, encerra os festejos. Na ocasião, a abertura fica por conta da banda Rock Mob e o encerramento com Dinasty, cover do grupo Kiss. Ao longo do dia o público poderá conferir outras bandas da região.

Desfile Cívico

Retomando uma tradição na cidade, a comissão organizadora resgata o desfile cívico por ruas da região central. Na manhã de terça-feira, dia 22 de outubro, às 9h, Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), Centros Municipais de Primeira Infância (Cempis), Secretarias Municipais, forças de segurança, entidades assistenciais, grupo de escoteiros, entre outros, desfilam pela Rua Padre Roque, a partir da Escola Estadual Coronel Venâncio.

De lá percorrem a Praça Rui Barbosa, em direção à Rua Dr. José Bonifácio, seguindo até as proximidades da Praça da Bandeira. As escolas particulares também participarão da solenidade, que terá ainda as populares fanfarras.