Assistência Social  / Notícia

Em meio à crise do novo coronavírus (Covid-19), o trabalho da Prefeitura no que diz respeito a pessoas em Situação de Rua continua. A Secretaria de Assistência Social presta atendimento no Projeto Esperança, núcleo de auxílio voltado para esse público, localizado na Ladeira São Benedito, 59, antiga sede da Guarda Mirim, próximo à Santa Casa.

O local, em funcionamento desde o segundo semestre de 2018, neste período de quarentena, funciona as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, para banho, café da manhã e atendimento individual, quando necessário. A ação serve, por exemplo, para que a pessoa converse com algum familiar em determinada região do Estado ou do país, ou tire dúvidas sobre alguma pendência com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), entre outras situações.

Com o isolamento social, o atendimento em grupo, quando são realizadas meditações, reflexões, partilha de sentimentos, além de momentos de interação, foram suspensos temporariamente, de modo a atender as pessoas com qualidade, dentro do horário reduzido.

“Lá existe uma equipe de trabalho e toda uma estrutura montada, esse foi um remanejamento que pudemos fazer para prestar um serviço de qualidade e atendesse a necessidade de todos, garantindo dignidade a essa parcela da população”, explicou a secretária de Assistência Social, Leila Feracioli Iazzetta.

Abrigo

A secretária destaca a ineficácia de se montar um abrigo específico para as pessoas em situação de rua. A tese é embasada em experiências e nos hábitos de vida deste público.

“É inócuo, não funciona, temos essa experiência. A pessoa em situação de rua não aceita confinamento, por mais confortável e agradável (que o local seja), ela não fica. Em pernoites montadas várias vezes (pela Assistência Social) muitos puxavam o colchão para fora e dormiam na área externa, ao relento. É um hábito”, reforçou.

Caso adoeçam, a secretaria afirma que o atendimento continuará a ser prestado da mesma forma.

“As pessoas em situação de rua tem cadastro na Saúde, em uma Unidade Básica de Saúde de referência, são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se a situação for de urgência ou emergência, e se precisarem de internação ou cirurgia, são atendidos na Santa Casa”, completou.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) segue atendimento a seus usuários, tanto por telefone, quanto com visitas domiciliares e mesmo pessoalmente, se necessário. O serviço não é de porta aberta, como o CRAS, de procura espontânea.

No local, são atendidos casos em que os direitos já foram violados e encaminhados pelo CRAS para acompanhamento mais especializado e direto. O atendimento acontece diariamente, das 7h às 13h.

Telefones úteis

A Secretaria de Assistência Social reforça os telefones úteis para casos de violência e segurança pública, seja pelo 153, na Guarda Civil Municipal (GCM) ou o 190, contato da Polícia Militar.

Agressões contra crianças e adolescentes podem ser denunciadas no Conselho Tutelar, através dos telefones 3804-3874, 3806-7325 e no 9 9639-0634, de dia e noite, seja em dias úteis, incluindo feriados, e aos finais de semana.