Esporte, Juventude e Lazer  / Notícia

Começa neste domingo (10) mais uma edição do Campeonato de Futebol Quarentão de Mogi Mirim. O torneio é realizado pela Prefeitura de Mogi Mirim através da Secretaria de Esporte.

A cerimônia oficial de abertura será a partir das 7h30, no Estádio Ismael Polettini (Santa Cruz). No local, a partir das 8h, o atual tetracampeão Santa Cruz enfrenta a equipe do Vila Dias. A partir das 10h, também no campo do Santa Cruz, tem Bairro Garcez x Esmeralda. No mesmo dia, a partir das 8h30, Tucurense e Idealiza estreiam no Estádio Distrital Angelo Rottoli (Tucurão).

A primeira fase será em turno único, com cinco rodadas e os quatro primeiros classificados avançam para a semifinal. As vagas na final serão disputadas em jogos de ida e volta. O primeiro colocado e o vice-líder da fase qualificatória terão o direito de fazer o segundo duelo em casa e atuarão pelo empate no placar agregado.

Na final, jogará a partida de volta como mandante e terá direito de atuar pelo empate no placar agregado o time que tiver a melhor campanha geral (somando a primeira fase e a semifinal).

Sistema

Devido ao número ímpar de jogos (cinco) que cada time fará na primeira fase, na terça-feira (15), a Sejel realizou um sorteio entre os seis times para definir quais jogariam três jogos como mandante e quais jogariam três jogos como visitante.

Pelo sorteio, Santa Cruz, Bairro Garcez e Idealiza ganharam o direito de atuar mais vezes em casa do que fora. Assim, Tucurense, Vila Dias e Esmeralda jogarão duas vezes como anfitriões na fase de classificação.

A tabela original sofreu ainda duas alterações nesta semana. Foram adiados os jogos previstos para o Domingo de Páscoa (17 de abril) e Dia das Mães (8 de maio). Assim, a primeira fase, que terminaria no dia 8 de maio, será concluída no dia 22 de maio.

As semifinais foram agora agendadas para os dias 29 de maio e 5 de junho. Já as finais acontecerão nos dias 12 e 19 de junho.

Últimas edições

A última edição do Quarentão, também conhecido como Veterano, ocorreu em 2019. A organização foi da Lifamm (Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim), até então parceira da Sejel através de um Termo de Colaboração que foi cancelado em 2020.

O título em 2019 ficou com a Santa Cruz, que, nesta edição, atuou em parceria com a Piteiras. A taça foi conquistada diante da Vila Dias, após um empate sem gols no jogo de ida e uma vitória cruzmaltina, no Ismael Polettini, por 3 a 0, no duelo de volta.

Ou seja, a abertura da edição deste ano repete, exatamente, o último confronto da história do torneio. Outra curiosidade é que, entre 2016 e 2019, o Santa Cruz dominou a competição, alcançando o tetracampeonato. A última campeã antes do Cruzmaltino foi a Tucurense que, em 2015, bateu exatamente o time da Zona Oeste na decisão.