Educação  / Notícia

Um dia após inaugurar oficialmente o Centro Educacional Municipal de Primeira Infância (CEMPI) Cely Abreu Sampaio de Amoedo Campos, a Secretaria de Educação apresentou, na tarde desta sexta-feira (31) as obras de reforma da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Nelson Neves de Souza, na Vila Dias, zona Leste do município.

Com 376 alunos do Ensino Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, a unidade escolar recebeu benfeitorias que contemplam a troca de todo o telhado (telhas de amianto por telhas de fibrocimento), tratamento das trincas de alvenaria, reforço nas fundações, construção de local específico para o gás de cozinha e suas instalações, nova caixa da água, iluminação de emergência e pintura do prédio.

As obras, iniciadas em junho do ano passado, contaram com investimento de R$ 204.691,70, recursos próprios da Prefeitura Municipal. A reforma representa um salto de qualidade na estrutura da unidade, suprindo uma demanda existente no ambiente escolar, e considerada prioridade pela Secretaria de Educação.

Seguindo nesta linha, as melhorias na Nelson Neves não devem parar por aí, já que a escola conta com recursos do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE), e colocará em prática nos próximos meses ações que ofereçam ainda mais condições para equipe diretiva, de apoio, professores e alunos.

História

O prédio onde hoje é a EMEB Nelson Neves de Souza iniciou suas atividades junto à Escola Estadual Professor Antonio José Peres Marques, na Vila Dias, em 1984. Em julho de 1991, a Educação Infantil, na antiga Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Algodão Doce, foi separada da escola estadual, ganhando novas dependências como cozinha, refeitório e parque infantil. Já em seu prédio próprio, em 1995, o professor Nelson Neves de Souza foi homenageado como patrono da escola.

Em 2008, o atendimento foi estendido ao 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, ocupando uma parte da antiga Escola Estadual Peres Marques, transformada em Aimirim da Vila Dias. A ocupação total do prédio veio em 2009, com exceção de apenas uma das salas, cedida para o Projeto Acessa São Paulo. O atendimento a todo o ciclo 1 do Ensino Fundamental ocorreu em 2012.

A área de abrangência da escola compreende, além da Vila Dias, o bairro do Mirante, Jardim Sbeghen e uma pequena parte do CDHU e Jardim do Lago.

Estrutura

Total de alunos: 376 – Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental

Período da manhã: 190 alunos

Período da tarde: 186 alunos

Equipe de apoio: 10 funcionários

Equipe diretiva: 3 funcionários

Professores: 29