Assistência Social  / Notícia

Entre as missões desempenhadas pela Secretaria de Assistência Social está o atendimento aos adolescentes em fase pós-medida socioeducativa. Para debater esta função, será promovida nesta quarta-feira (9), uma reunião na sede da SAS, situada à Avenida José Finotti, 128, no Jardim Bicentenário.

O objetivo do encontro é a apresentação do Programa Pós-Medida da Fundação CASA. Foram convidados secretários municipais, responsáveis pelos serviços, Conselhos Municipais e o Ministério Público.

O Programa estabelece o funcionamento do atendimento aos adolescentes em pós-medidas e dá norte aos profissionais da Fundação CASA e também da rede de atendimento do município. A meta é aprimorar as diversas ações relacionadas a este trabalho e fortalecer os projetos de vida destes jovens, tendo como foco principal de ressignificar as escolhas do adolescente em seu convívio em sociedade.

“Reduzir a reincidência em atos infracionais é um dos objetivos. Este programa ajuda a conduzir o adolescente para um protagonismo positivo na sociedade e, para isso, as ações da rede de assistência social são importantes para acompanhar e dar acesso à educação formal, atenção à saúde e também para inseri-los em projetos de esporte, lazer, cultura, além da profissionalização e busca por emprego”, frisou Cristina Puls, Secretária de Assistência Social.

O público-alvo são os adolescentes em situação de pós-medida de internação e também semiliberdade (com extinção de medida), além dos adolescentes em internação provisória com liberação do Judiciário (sem aplicação de medida socioeducativa). “Mais do que isso, há também os beneficiários indiretos, como familiares e ou responsáveis pelos adolescentes”.

Esta tarefa tem ampla base legal, amparada no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Na reunião, entre vários temas abordados, será o plano de trabalho do Programa Pós-Medida em Mogi Mirim.