Autarquia - SAAE  / Notícia

Nesta terça-feira (1), servidores do SAAE realizaram a instalação de um novo registro entre os bombeamentos na Estação de Captação de Água Bruta, na Cachoeira de Cima.

O registro conta com atuadores elétricos, podendo ser controlado pelo sistema de telemetria que a autarquia já utiliza para fazer o monitoramento dos reservatórios que abastecem o município. Os demais registros existentes na estação já haviam sido substituídos.

A instalação do equipamento permite alternar a operação entre qualquer um dos três conjuntos moto-bomba e adutoras de acordo com a demanda necessária para o abastecimento.

Com potências diferentes nas três bombas, a vazão pode ser modulada de 300 litros por segundo a até 660 litros de água bruta por segundo. Atualmente, a captação opera com uma vazão de cerca de 400 litros por segundo, mesma capacidade de tratamento da ETA (Estação de Tratamento de Água), situada no Morro Vermelho.

Em dezembro os servidores da autarquia também substituíram os registros de saída da ETA, a fim de automatizar a operação da estação e melhorar o abastecimento dos reservatórios e distribuição de água no município.