Autarquia - SAAE  / Notícia

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizou a instalação de mais uma VRP (Válvula Redutora de Pressão) no município, no último dia 29. O novo equipamento foi implantado na rede que atravessa a Rua Sebastião Milano Sobrinho, responsável por abastecer o Jardim Planalto e o Residencial Floresta. A válvula automatizada fará o controle da pressão da água na rede.

Agora, o município conta com 25 VRPs. A função do controlador, instalado em pontos onde a pressão da água é elevada, é reduzir esse nível em períodos de menor consumo, como durante a madrugada. Essa estratégia minimiza as ocorrências de vazamentos e danos na rede de distribuição, contribuindo com o programa de Controle de Perdas físicas desenvolvido pela autarquia.

A autarquia adotou o uso do equipamento no segundo semestre de 2019, com o intuito de minimizar as perdas físicas de água. A primeira instalação aconteceu no bairro Maria Beatriz, ainda com controlador manual e apresentou bons resultados. Posteriormente foram instalados registros automatizados nas válvulas, tornando mais eficiente o processo de controle de pressão.