Saúde  / Notícia

Mais uma ação para a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (30) a Operação “Mosquito Zero” contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A mobilização será iniciada às 7h30, a partir do cruzamento entre a Rua do Tucura e a Avenida Brasil. As atividades serão estendidas até a região do Novacoop.

Nas visitas residenciais, os agentes terão a tarefa de orientar, fiscalizar e executar a limpeza de possíveis criadouros. “Nossa meta é exterminar os possíveis criadouros”, explicou a secretária da Pasta, Rose Silva. “É importantíssima a conscientização e a colaboração dos munícipes”

Após a realização dos serviços de limpeza os técnicos reforçarão as ações fiscais.

“Com o bairro limpo, isento de focos do mosquito, um dos critérios que será adotado para que a situação assim permaneça será a intensificação fiscal”

Saiba mais sobre a importância da Operação “Mosquito Zero”

Prevenção: Estamos no período intersazonal, mas, mesmo assim, é fundamental a adoção de ações preventivas;

Estiagem: Por estarmos em período de seca, há a possibilidade de armazenamento de água pelo munícipe, favorecendo o aumento no número de criadouros para o Aedes aegypti;

2018: A Regional de Saúde (São João da Boa Vista) alertou sobre possível epidemia no próximo ano

Transmissão

A Dengue, Chikungunya e Zika Virus são transmitidas através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (ambos da família de pernilongos) infectados com o vírus da doença. Por isto, o combate é mais eficaz se for evitado que a fêmea coloque seus ovos, pois assim serão eliminados os criadouros. A transmissão nos mosquitos ocorre quando estes sugam o sangue de um indivíduo já infectado com o vírus da doença.

Sintomas

No corpo humano, os sinais da doença só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo.

Já na forma hemorrágica, além dos sintomas citados, o paciente pode ter sangramentos e, em alguns casos, o óbito. Ao suspeitar dos sintomas da dengue, o indivíduo deve procurar imediatamente o serviço de saúde (UBS) mais próximo.

Prevenção

A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.

Algumas medidas são fundamentais:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

– Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;

– Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;

– Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

– Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas;

– Mantenha calhas evitando o acúmulo de água;

– Cuidado com acúmulo de água na drenagem dos refrigeradores.