Saúde  / Notícia

A partir da próxima segunda-feira (23) a Secretaria de Saúde iniciará a Campanha Influenza 2018. Inicialmente, a aplicação das doses serão realizadas nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde) e o encerramento da vacinação está previsto para 1º de junho.

Nesse período, a população terá os serviços disponibilizados diariamente entre as 8h00 e 10h30 e das 13h00 às 15h30.

Já um dos segmentos do público-alvo da campanha serão as crianças com idade entre seis meses a cinco anos, a população indígena e os idosos. “Quem pertencer a esse grupo deverá apresentar a caderneta de vacinação e, caso não a tenha, terá que portar documento de identidade com foto”, explicou a secretária da Pasta, Rose Silva.

A imunização também será estendida às gestantes ou puérperas que, além da carteira de vacinação, necessitarão demonstrar comprovante de pré-natal ou puerpério

Já os trabalhadores na área de Saúde e professores também deverão receber a dose. “Quem se encaixar nesse quesito deverá apresentar o comprovante profissional como holerite ou registro em carteira de trabalho”, detalhou.

As pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, também integrarão o público-alvo. Porém, nesse caso, há a necessidade do munícipe portar a prescrição médica especificando a indicação da vacina. O documento deverá ser apresentado no ato da aplicação da dose.

Dia D

A direção da Pasta realizará o Dia D de combate ao H1N1 em 12 de maio, quando haverá também dois postos volantes na região central que estarão localizados na feira livre, no Espaço Cidadão, das 6h00 às 12h00 e na Praça Rui Barbosa entre as 9h00 e 16h00, além dos popularmente conhecidos “postinhos de saúde” a partir das 8h00 até às 17h00.

“A série de dias para a imunização tem a meta de não causar qualquer transtorno à população, mas sim, atender com tranquilidade aos grupos apresentados pelo Estado como prioritários”, afirmou.

“O começo da campanha na próxima semana associada ao Dia D possibilitará que o município seja plenamente imunizado”.

Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1)

Data

Local

Horário

23/4 a 1/6

UBS (Unidades Básicas de Saúde)

8h00 às 10h30

13h00 às 15h30

DIA D

12 de maio

UBS (Unidades Básicas de Saúde)

8h00 às 17h00

Feira livre – Espaço Cidadão

6h00 às 12h00

Praça Rui Barbosa

9h00 às 16h00

 

Grupos prioritários

Crianças (de 6 meses a 5 anos)

Caderneta de vacinação ou documento com foto;

Indígenas

Idosos

Gestantes

Caderneta de vacinação com comprovante de pré-natal ou puerpério;

Puérperas

Profissionais na área de saúde

Caderneta de vacinação com comprovante profissional como holerite ou registro em carteira de trabalho;

Professores

Portadores de doenças crônicas

Caderneta de vacinação prescrição médica especificando a indicação da vacina.