Esporte, Juventude e Lazer  / Notícia

No final de semana dos dias 16 e 17 de outubro, a Prefeitura promoverá ações relacionadas ao Outubro Rosa. O mês é destacado para campanhas de prevenção e combate de doenças como o câncer de mama e incentivar os cuidados das mulheres com a própria saúde.

No sábado (16), a Secretaria de Saúde fará ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão ofertadas consultas com enfermeiras. Assim, as mulheres poderão realizar procedimentos como exame clínico das mamas e solicitação de mamografia e a coleta de exame papanicolau/citopatológico/CO.

Também será realizada a atualização de vacinação, com todas as vacinas de pessoas até 15 anos e vacinação das que se encontram atrasadas com o calendário vacinal. Outra atividade será relacionada ao Bolsa Família, com pesagem e avaliação da caderneta de vacina.

Todas as unidades da Rede Municipal de Saúde receberam insumos para que juntas possam elaborar a decoração em alusão ao Outubro Rosa.

PASSEIO DE BIKE

No domingo (17) será a vez de uma ação integrada entre a Saúde e a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel). A partir das 8h acontecerá o Passeio de Bike Outubro Rosa, com largada prevista para o Teatro de Arena, no Complexo do Lavapés.

Toda a população está convidada a participar do evento, promovido em homenagem às mulheres, mas aberto também aos homens e, claro, às crianças. O passeio é gratuito e basta se dirigir ao local com a sua bike.

E o pedido da organização é para que todos participem do evento vestindo camiseta rosa, simbolizando a causa pela prevenção da saúde da mulher.

Após um percurso de cerca de seis quilômetros, a chegada também acontecerá no Teatro de Arena, quando acontecerá o sorteio de brindes.

Também será instalada uma tenda da Secretaria de Saúde, com a orientação quanto à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, com distribuição folder e abordagem pessoal; mesa com maquete abordando o combate à dengue, zika e chicungunha e um trabalho educativo e preventivo de combate aos escorpiões, com inúmeras orientações.

O Passeio de Bike Outubro Rosa tem o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Obras e Habitação; Cultura e Turismo, Serviços Municipais e Gabinete; do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); do Tiro de Guerra 02-023 e da Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim).