Mobilidade Urbana  / Notícia

No início da manhã desta quinta-feira (27), depois de aproximadamente três semanas, voltou a funcionar o semáforo localizado no cruzamento entre as avenidas Brasil e 22 de Outubro.

Nesse período, as equipes de técnicos da Gerência de Trânsito e Transporte, vinculados à Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana e da Secretaria de Obras e Serviços trabalhavam na aquisição das placas semafóricas.

A Secretaria de Obras explicou que apenas duas empresas industrializam os semáforos e acessórios nos aparelhos instalados em todas as regiões do município. A cada complicação deve ser contatada a companhia responsável, pois as companhias não possuem representantes.

Neste caso específico, o motivo da interrupção do semáforo foi a queima das placas. E não havia nenhuma outra para a substituição.

Técnicos da Pasta explicaram que não ocorria manutenção por anos. “Dava algum problema, trocava-se pelo equipamento que estava no depósito, mas a peça com problemas não era enviada para o conserto”, enfatizaram. “Houve o acúmulo de placas com defeitos e inutilizáveis”.

Para a secretária de Obras, Renata Furigo, a falta de manutenção das peças foi o fator principal para a ocorrência deste transtorno. “Com aparelhos em estoque, apenas substituiríamos. Mas foi o oposto. Estragou e tivemos que enviá-lo para o conserto para depois reinstalarmos. Houve um intervalo que não precisaria existir”, concluiu.